Imprimir

Imprimir Notícia

01/11/15 às 09:07 | Atualizada: 27/01/23 às 11:51

Avião cai e mata piloto que se apresentou em Água Boa

O piloto Róbson André Textor, da esquadrilha Textor de Rio Verde-GO, morreu na tarde de sábado (31/10) durante show que realizava em Salvador na Bahia.

Robson André faz parte de uma família de pilotos que compõem a ‘Esquadrilha Textor Show’, sediada em Rio Verde, Goiás, e composta por três aeronaves pilotadas pelos comantes André, o pai Beto Textor e irmão mais novo, Tiago Textor. Eles estiveram realizando apresentações em Água Boa na Expovale do ano passado.

O piloto morreu durante apresentação da esquadrilha em comemoração ao dia do Aviador e mês da Asa. O acidente aconteceu perto do Farol da Barra.

Duas equipes do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), embarcações da Marinha e mergulhadores participaram das buscas. No vídeo acima, imagens mostram momento da queda da aeronave.

Muitas pessoas que assistiam a apresentação da esquadrilha viram o momento da queda do avião e acompanhou de perto o momento em que os Bombeiros prestavam socorro ao piloto.

De acordo com o Major Celino, da assessoria da Aeronáutica, o avião colidiu com o mar após uma série de acrobacias. A aeronave afundou logo após a queda. O major afirmou que a apresentação estava no fim quando o acidente aconteceu.

Ainda segundo Major Celino, a aeronave não é da Força Aérea Brasileira e o piloto também não era militar. Por meio de nota, a FAB lamentou o acidente com a aeronave PR-ZVX, modelo Slick 540, e ainda divulgou que a Aeronáutica já iniciou investigação para apurar os fatores contribuintes da queda.

A "Esquadrilha Textor Show" é um grupo de aviação particular que faz acrobacias em todo o Brasil formada por três aeronaves.

Cada uma delas é pilotada por um familiar, pai e dois filhos. O piloto da aeronave que caiu é um dos filhos. Eles participavam do encerramento das comemorações pela mês da Asa e o dia do Aviador, em Salvador. A esquadrilha é sediada em Rio Verde, interior de Goiás, e os três tripulantes são gaúchos, segundo informações do major Celino.
Imprimir