Imprimir

Imprimir Notícia

26/10/19 às 16:22 | Atualizada: 26/10/19 às 16:32

Terra da Gente se aventura pelos rios e lagos do Alto Xingu

A região do Alto Xingu, no Mato Grosso, abriga a maior diversidade de povos indígenas do Brasil. São 16 etnias que falam 26 línguas diferentes. Sobreviventes, guerreiros, guardiões. No Parque Indígena do Xingu, homem branco não pode pescar, mas a equipe do Terra da Gente recebeu uma autorização do cacique Amutuá para conhecer a natureza da aldeia e um pouco do povo que ali vive.
 
A aldeia Steni é a primeira do parque para quem entra pelo rio. Ali vivem 24 pessoas. O cacique conta que, no passado, grileiros derrubaram a mata para plantar arroz. Com a ajuda da Fundação Nacional do Índio (Funai), os índios reconquistaram as terras e têm a missão de protegê-las. Uma missão que, muitas vezes, representa risco.
 
A palavra Steni é inspirada pelo nome do rio: Von Den Steinen, que por sua vez é uma homenagem ao médico alemão que estudou os povos do Xingu no final do século XIX. Com a missão de revelar as belezas do rio, a equipe do TG segue com a pescaria utilizando a técnica do fly. Além do curso do rio, nossos aventureiros testam os lagos isolados da região. Belos tucunarés aparecem.
 
Mas, como se está na Amazônia, o desejo de encontrar um belo peixe de couro é inevitável. Mudança de técnica, de isca, e lá vão nossos pescadores em mais uma empreitada. E para a alegria de todos, uma bela pirarara aparece.
Imprimir