Imprimir

Imprimir Notícia

24/10/19 às 22:41 | Atualizada: 24/10/19 às 23:12

Água Boa - Menina de 12 anos suspeita de ter colocado fogo em ônibus escolar e 2 carros em Cocalinho foi encaminhada para Cuiabá

Uma menina de apenas 12 anos foi encaminhada de Água Boa onde estava apreendida, para o Sistema Socioeducativo do Pomeri, na capital, nesta quinta-feira (24). Identificada como V.K.R.A., ela é suspeita de ser a responsável por atear fogo em um ônibus escolar e outros dois carros em Cocalinho sua cidade de residência.

Ela passou por exame psicológico porque a família afirmou à polícia que ela sofre de transtorno mental. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Valmor Pereira da Silva, foi a própria criança (que até então nunca tivera nenhum tipo de desvio de conduta mais grave) quem relatou os crimes aos policiais sob a justificativa de fazer parte de um grupo de desafios — uma nova versão das brincadeiras de rua antigas, onde o grupo se propunha a obedecer a uma ordem coletiva para realizar uma tarefa ou “pagar” por ela com algum constrangimento.

 Acontece que a versão moderna da brincadeira — fortemente divulgada por mídias sociais e aplicativos de smartphone — inclui coisas cada vez mais absurdas, como os jovens russos acrobatas de arranha-céus (que morrem as dúzias toda semana em Moscou) ou os adolescentes suicidas ou mutilados pelos mais famosos tipos destes no Brasil: Baleia Azul e Momo.

O computador utilizado pela menina, um laptop, foi apreendido e encaminhado para a perícia tentar rastrear que tipo de conteúdo ela vinha consumido via internet. “Ainda não tem como falar que ela foi induzida pelo jogo ou que teve mais pessoas envolvidas porque tudo ainda está em investigação. É muito prematuro afirmar que foi isso ou que foi aquilo, se partiu de um grupo coordenado ou puramente fruto “da imaginação dela”, disse.


O caso

A menina foi apreendida logo após os crimes, para chegar à criança, a polícia verificou as imagens gravadas pelas câmeras de segurança estaduais e particulares da cidade. Nelas foi possível ver a garota sentada, sozinha, num lugar afastado, se escondendo de um carro. Assim que ele parte, ela continua o caminho até onde o fogo aparece no ônibus escolar e se espalhando para os carros pequenos, causando grande comoção e medo numa das menores populações do Estado, de apenas 5.500 habitantes.
Imprimir