Imprimir

Imprimir Notícia

16/10/19 às 17:05

JBS Couros unidade Marabá recebe selo Ouro na Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro

O setor de couros do Brasil tem um novo referencial no campo da sustentabilidade: a JBS Couros – unidade Marabá (PA) é o primeiro curtume dedicado à produção de couro wet blue reconhecido com o selo Ouro na Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB). Este marco atesta que a empresa utiliza as melhores práticas no tripé economia, sociedade e meio ambiente, de acordo com a norma ABNT NBR 16.296, auditada por meio de organismo acreditado pelo INMETRO.

A auditoria avaliou as dimensões ambiental, social, econômica e de sustentabilidade, e a unidade de Marabá atingiu uma média de 97% em 160 itens auditados, sem nenhuma não conformidade. Para o CSCB, um curtume sustentável é aquele que desenvolve suas atividades com resultados econômicos, reduz o impacto ambiental, proporciona condições de trabalho íntegras e interage com os demais públicos de interesse.




A cerimônia de entrega do reconhecimento foi feita na planta da JBS Couros em Marabá, com a participação de diretores da empresa, colaboradores e autoridades locais, além de representantes do CSCB e do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), entidade nacional que incentiva a certificação. José Fernando Bello, presidente executivo do CICB, destacou na oportunidade um dos aspectos importantes da obtenção de uma certificação deste caráter: trata-se de uma garantia demandada pelo cliente, cujas exigências no mercado atual dialogam com a transparência permeando toda a indústria.

Criada em 2009, a JBS Couros atua na produção de couros nos estágios wet blue, semiacabado e acabado. Sua estrutura global de negócios coloca a JBS como uma importante opção para empresas que precisam de alta capacidade produtiva, qualidade e garantia de entrega, aliadas à inovação para atender mercados cada vez mais exigentes. Em Marabá, a empresa está presente há 11 anos produzindo couros wet blue com mais de 150 colaboradores. Após acabamento, a matéria prima é utilizada pelos setores automotivo, moveleiro e de calçados. 



Nos próximos três anos, a unidade deverá seguir um cronograma de auditorias, avaliações e recertificações para manter o nível Ouro ou alcançar o nível Diamante, assegurando o compromisso com o aprimoramento de processos. Destaca Álvaro Flores, coordenador técnico do CSCB, que o engajamento provocado pela certificação – enraizando a cultura da sustentabilidade junto a todos os agentes – é um dos pontos que tem chamado a atenção nos congressos técnicos e científicos onde o selo tem sido apresentado. Só em 2019, o CSCB foi convidado compartilhar sua experiência em eventos em Dresden (Alemanha), Nova York, Paris, Rio de Janeiro e Milão. 



Sobre o CSCB
A Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) foi construída pela cadeia que integra a indústria de couros do país e é apoiada pelo projeto Brazilian Leather– uma iniciativa do CICB e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo à participação do couro do país no mercado externo. O CSCB promove e reconhece as melhores práticas dos curtumes no que tange resultados econômicos, redução de impacto ambiental e relações com colaboradores e comunidades. São 173 indicadores a serem trabalhados pelas empresas inseridas na CSCB, tais como:  redução de consumo de água, redução de consumo de energia, controle de qualidade de produtos, substâncias restritas, gestão, saúde e segurança do trabalhador. 
 
Como obter o CSCB
Após a adesão ao CSCB, cada empresa passa a trabalhar no aprimoramento dos 173 indicadores. Com o atendimento, registro e continuidade de cada item, o curtume pode solicitar auditoria de um organismo acreditado pelo INMETRO para a certificação. Há quatro níveis do selo: bronze (para quem atender até 50% dos indicadores aplicáveis de cada uma das quatro dimensões da certificação); prata (75%); ouro (90%); diamante (100%).
 
Sobre a JBS Couros

A JBS criou a unidade de negócios de couros em 2009 como uma importante parte de sua estratégia para agregar valor à cadeia produtiva. A JBS Couros é a maior indústria de processamento de couros do mundo, com 21 unidades produtivas, três unidades de corte, cinco centros de distribuição, três showrooms e quatro escritórios comerciais, em quatro continentes. Atualmente, a empresa conta com cerca de 7,3 mil colaboradores em todo o mundo e produz couros nos estágios wet blue, semiacabado e acabado para os setores automotivo, moveleiro, de calçados e artefatos. Nas linhas de processamento de couros, os procedimentos claros e padronizados, aliados a investimentos constantes em tecnologia e capacitação, fazem da JBS Couros uma das empresas mais modernas do mundo, transformando materiais orgânicos em produtos nobres e de qualidade, amplamente usados nas indústrias globais.
Imprimir