Imprimir

Imprimir Notícia

10/10/19 às 13:16 | Atualizada: 10/10/19 às 13:51

Debate no Araguaia - Em Água Boa Dr. Eugênio discute com a população lei da pesca

A região do Araguaia discutiu hoje (10) o projeto de lei n° 668/2019, conhecido como “lei da pesca” no município de Água Boa. O requerente da proposta Dr. Eugênio (PSB) falou sobre a importância da discussão com a população, “A discussão tem que ser feita para que a população decida por isso a audiência na cidade de Água Boa. Diversas cidades estão presentes e temos que saber o que sociedade pensa”, discursou o parlamentar. Além da população, representantes dos setores e lideranças das cidades vizinhas como, Canarana, Nova Xavantina, Araguaiana e Campinápolis participaram do debate.  

O deputado e médico falou sobre sua experiência na área do turismo na região lembrando a época que foi proprietário de uma pousada no município de Gaúcha do Norte, “Desde 1997 criamos a identidade de valorizar o turismo da nossa região. Por isso trouxemos junto com a assembleia o tema para ser discutido aqui em Água Boa e consequentemente com a participação das nossas cidades vizinhas. A população é quem tem a voz, somos apenas o interlocutor”, disse o deputado durante a audiência.

A assembleia legislativa tem levado a discussão em diversos municípios de Mato Grosso, tais como, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Cáceres, Santo Antônio de Leverger, Cuiabá, São Felix do Araguaia, Barra do Garças e agora Água Boa.

Marcio Luiz Parizato é empresário em Canarana e deu sua opinião nas redes sociais da assembleia legislativa durante o debate, “ O projeto vai prejudicar o pescador amador. O estado precisa fazer sua contrapartida para não prejudica-los”, falou pelo instagram.

O vereador de Água Boa, Luiz César Lara (PR) questionou o executivo estadual, “Quais os programas que o Governo tem feito para repovoar os rios de Mato Grosso?”, indagou.

A presidente da colônia de pescadores Z9, que representa nove municípios da região, Geandra Santos defendeu o pescador profissional, “Nos temos que ser valorizados. Precisamos que a sociedade acolha a nossa classe e também uma lei coerente”, debateu.

O empresário do ramo da pesca nos municípios de Nova Xavantina e Barra do Garças Roberto Silva falou sobre a necessidade de uma análise correto ao PL, “Temos que estudar a matéria e debater, pois os pescadores precisam pagar suas contas e se manter. A sociedade e o governo precisa debater com cuidado o tema”.


Pescador esportivo Johnny Hoffmann - foto: AguaBoaNews

O famoso pescador esportivo que saiu de Manaus para participar do debate em Água Boa Johnny Hoffmann que é a favor do PL  falou sobre a importância da pescaria como laser, “Além de ser uma distração para a população de cidades como Água Boa, a pesca esportiva fomenta a economia local, pois o pescador tem que comprar isca, anzol, repelente, filtro solar e outras tantas coisas. Porém temos que analisar a situação com cautela e cuidado”, disse.

As demandas da audiência serão discutidas entre os demais parlamentares para que possam fazer as readequações ao PL e posterior deliberação do assunto, “Vamos sentar com a minha equipe técnica e estudar a fundo tudo que foi discutido”, encerrou Dr. Eugênio.
Imprimir