Imprimir

Imprimir Notícia

03/10/19 às 18:30 | Atualizada: 03/10/19 às 19:59

Quinta etapa da Operação Hircus recuperou carro roubado há 10 anos, diz PRF

Entre os veículos recuperados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na quinta etapa da Operação Hircus, deflagrada nos estado da Paraíba, Piauí e Mato Grosso entre 22 e 29 de setembro, um dos carros tinha sido roubado há 10 anos. De acordo com o inspetor da PRF Otávio Bruno, em alguns casos motocicletas tinham sido montadas com peças de várias outras motos.
 
Foram apreendidos 281 veículos que haviam sido roubados e 166 pessoas foram presas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante a quinta fase da Operação Hircus, realizada simultaneamente nos três estados, ao longo de sete dias. Os três estados foram escolhidos por serem locais em que a PRF identificou altos índices de furtos, roubos e adulteração de veículos. Ao todo, 281 veículos foram apreendidos.
 
A quinta fase contou com a participação de policiais de nove estados e foi preciso fazer um treinamento antes para que pudessem participar.
 
Carros recuperados e suspeitos presos na Operação Hircus V
  Carros recuperados Suspeitos presos
Paraíba 80 52
Piauí 179 90
Mato Grosso 22 24
Total 281 166
Fonte: PRF
 
“Fizemos um levantamento antes, os principais pontos são locais longe dos grandes centros, em que a fiscalização não ocorre com frequência e esses locais acabam facilitando aí a ação criminosa, a distribuição e venda desses veículos para as pessoas, muitas vezes até pessoas de boa fé”, comentou.
 
Ainda de acordo com a PRF, uma grande parte dos veículos roubados, furtados ou adulterados foram provenientes do estado de Pernambuco e da Paraíba. “Temos veículos que foram roubados há 10 anos, outros roubados há um mês, foram diversas situações dos veículos que foram tomados dos seus proprietários”, relatou o inspetor.
 
De acordo com o inspetor João Paulo Moura, durante a operação a PRF analisou diversos fatores que identificam os veículos, como peças e documentos. “Para checar a originalidade desses itens, pra gente tentar identificar se o veículo é roubado ou se pelo menos algum agregado é roubado”, disse.
A PRF alerta que aqueles motoristas que estiverem recebendo notificações de trânsito em lugares que nunca circularam devem procurar a polícia pois o seu veículo pode ter sido clonado. Outra dica importante é ter muita cautela ao comprar um veículo usado. Conhecer a procedência do automóvel, não acreditar em ofertas tentadoras e sempre realizar a transferência do veículo são algumas orientações importantes para evitar comprar um veículo roubado ou furtado.

Carros apreendidos passaram por análise da perícia criminal que determinaram roubo ou adulteração na Operação Hircus — Foto: Divulgação/PRF-PB
 
Na Paraíba
 
Além dos carros recuperados e da prisão dos suspeitos, foi realizada a apreensão de 3.730 pacotes cigarro de origem paraguaia. A operação foi deflagrada em 11 cidades da Paraíba, todas no interior do estado: Campina Grande, Alagoa Grande, Juarez Távora, Alagoa Nova, Catolé do Rocha, Desterro, Maturéia, Monteiro, Ingá, Itatuba e Teixeira.
 
Ao todo, a operação na Paraíba contou com a participação de mais de 100 policiais, diversas viaturas de quatro rodas e motocicletas, além de um helicóptero que auxiliou na localização de veículos que tentavam fugir das fiscalizações.
 
Apenas este ano, a PRF já recuperou na Paraíba 234 veículos roubados ou furtados. Muitos desses veículos estavam clonados, utilizando placas e demais itens de identificação adulterados, com informações de veículos com as mesmas características mas sem registro de roubo ou furto. O número de veículos recuperados este ano já é superior a todo o ano de 2018, quando foram registrados 127.

Operação no Araguaia
PRF realiza na região do Araguaia em MT operação de combate a roubo de veículos
Imprimir