Imprimir

Imprimir Notícia

03/10/19 às 13:20

Dr. Eugênio quer semana de conscientização sobre a alergia alimentar

De acordo com a proposta do deputado Dr. Eugênio, se sancionada pelo Governador ficará instituída a Semana Estadual de Conscientização sobre a Alergia Alimentar”, a ser realizada na terceira semana de maio de cada ano. A proposta foi criada pelo parlamentar após a realização da audiência pública que debateu o assunto em Cuiabá (20.09), e apresentada nesta quinta-feira (03.10).

A proposição pede que sejam realizados durante a semana, seminários, ciclos, palestras e eventos relativos ao tema, visando à identificação da alergia alimentar, sua prevenção e o tratamento médico adequado, além de ações educativas.

Em sua justificativa, o deputado resume o que é alergia alimentar“ Pois bem,  é uma resposta exagerada do organismo a determinadas proteínas presentes nos alimentos. Envolve um mecanismo imunológico e tem apresentação clínica muito variável, com sintomas que podem surgir na pele, sistema gastrointestinal, respiratório e/ou cardiovascular. As reações podem ser leves, com simples coceira nos lábios, até mais graves, incluindo comprometimento de vários órgãos e potencial risco de óbito”.

O tema alergia alimentar foi debatido pelo deputado por todo mês de setembro pelas redes sociais. Em seguida a audiência pública que tratou sobre o assunto recebeu diversas famílias, associações, pais, médicos e  faculdades de nutrição que passaram algumas horas trocando experiências e mostrando a importância da discussão. Além disso, Dr. Eugênio é autor do projeto de lei nº 842/2019, “Alimentação inclusiva”, que institui a obrigatoriedade de alimentação especial para portadores de necessidades nutricionais.
Imprimir