Imprimir

Imprimir Notícia

02/10/19 às 12:44 | Atualizada: 02/10/19 às 12:59

EMPAER realizou oficina de processamento artesanal do leite na comunidade Buritizal - PA Jaraguá em Água Boa

A EMPAER-MT do município de Água Boa ministrou oficina de processamento artesanal do leite, no período de 24 a 26 de setembro de 2019, na comunidade do Buritizal do assentamento de reforma Agrária Jaraguá. O treinamento foi em atendimento às solicitações das agricultoras familiares assentadas, que são feirantes na sede do município e que também comercializam a produção em domicílios da cidade.  A aquisição dos ingredientes e materiais foram em parceria entre as participantes e EMPAER MT.

O treinamento foi ministrado pela Extensionista Social da EMPAER-MT Tânia Michiko Vieira, que orientou sobre higiene pessoal na manipulação e na fabricação dos alimentos, higienização dos equipamentos e do ambiente do trabalho. Embalagens e conservação dos produto, rotulagens e composição nutricional dos alimentos.

A Oficina teve como objetivo capacitar as agricultoras familiar no aproveitamento artesanal do leite na fabricação de diversos tipos de queijos, entre os quais o queijo tipo mussarela, minas frescal, meia cura, requeijão tipo mineiro, doce leite pastoso, doce de leite tipo corte, iogurte, danape, requeijão cremoso, aproveitamento do soro dos queijos na confecção dos sub produtos todinho, ricota.

Na oportunidade a Medica Veterinária da Empaer Jaqueline Possamai ministrou orientações sobre os fatores que influenciam na qualidade do leite, ao adotarmos boas práticas agropecuárias na cadeia produtiva do leite, tais como:  higiene das instalações e do animal, dos equipamentos e do ordenhador, na utilização do pré-dipping  e pós-dipping, no correto armazenamento do leite cru, e com isso podendo obter e manter as característica desejáveis do leite para a confecção dos produtos e sub produtos.

Agradecemos a todos as agricultoras que participaram da oficina e aos produtores Carlos Calisto, Marcos da Cunha Miranda e João Carlos Ruiz pela doação do Leite.
Imprimir