Imprimir

Imprimir Notícia

25/09/19 às 16:49

Água Boa - Projeto visa à celeridade em inquéritos e estratégias de repressão criminal

A Polícia Judiciária Civil de Água Boa, por meio  da Delegacia do município e do Núcleo de Inteligência, iniciou um projeto com objetivo de dar maior celeridade na conclusão de investigações e procedimentos criminais instaurados na unidade.

Coordenado pelo delegado Gutemberg de Lucena Almeida, o projeto “Agenda Contra o Crime” conta com apoio de toda equipe da delegacia, que realiza o levantamento e  faz a triagem dos procedimentos em cartório, de acordo com a natureza, gravidade e data do fato. Já o Núcleo de Inteligência é resposável pela análise criminal e estatística. 

Segundo o delegado, a execução do projeto define um dia da semana para atuação em crimes de natureza específica, com envolvimento de toda equipe, composta  pelo delegado, investigadores e escrivães. “Por exemplo: 'Terça contra o homicídio', 'Quinta contra o tráfico', 'Segunda contra o crimes sexuais', 'Quarta contra violência doméstica'”, explica Gutemberg.

A meta é concluir o máximo de procedimentos com mais qualidade e traçar estratégias específicas de repressão a esses crimes, especialmente os mais graves como homicídios, roubo, tráfico de drogas e crimes sexuais.

Com a implantação do projeto, somente no mês se setembro foi possível a conclusão de 130 inquéritos policiais, além de outros procedimentos na Delegacia de Água Boa. Gutemberg ressalta que a execução do projeto continuará nos próximos meses.

“Há previsão de outros quatro projetos, ainda em planejamento, a serem desenvolvidos em áreas específicas como trânsito, crimes ambientais, combate ao crime organizado e corrupção e ações sociais com crianças e adolescentes, visando dar maior celeridade e eficiência nas investigações em andamento na delegacia”, informou o delegado.
  Imprimir