Imprimir

Imprimir Notícia

25/09/19 às 08:07

752 pombos são encontrados mortos no quintal da Apae de Sorriso

Núcleo Integrado de fiscalização (NIF) da Prefeitura de Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá) está investigando a morte de 752 pombos, que foram encontrados na manhã de segunda-feira (23), caídos no pátio da Apae da cidade. Algumas das aves ainda estavam agonizando no momento em que foram encontrados.
 
Teresinha Citadella, diretora da Apae, que atende cerca de 200 pessoas, contou que chegou para trabalhar na manhã de segunda e já se deparou com uma grande quantidade de pombos no pátio da unidade. Havia sangue e alguns ainda estavam agonizando.

 
 
“Não sabemos o que aconteceu ainda, mas acionamos a fiscalização, que recolheu as aves. Devido ao fato, suspendemos a atividade da escola, fizemos uma limpeza, desinfetamos e retornamos normalmente nesta terça (24)”, disse Teresinha ao .
 
Coordenador do NIF, Reinaldo Nunes explicou que foram até o local e fizeram o recolhimento das aves. Amostras foram pegas e encaminhadas para análises laboratoriais, que vão apontar a causa das mortes. 
 
“Não podemos afirmar nada enquanto não sair o resultado dos exames, que estão sendo feitos pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea). Seguimos o procedimento orientado e enterramos as aves no próprio terreno”. 
 
Ele contou ainda que vizinhos da Apae também encontraram pombos mortos em suas residências, uma das testemunhas informou que começou a perceber as mortes no sábado (21). 
 
“O que podemos assegurar agora é que as mortes não foram ocasionadas por nenhuma doença infecciosa. Quando a isso, a sociedade pode ficar tranquila. Vamos aguardar a divulgação do resultado do exame, que deve ficar pronto no prazo de 30 dias”.
Imprimir