Imprimir

Imprimir Notícia

24/09/19 às 14:55 | Atualizada: 24/09/19 às 16:49

Como aproveitar e usar o Google Meu Negócio

Não é necessário mencionar a importância da internet para quem gerencia um micro ou até mesmo um grande negócio.
 
Se algum empreendedor não souber da relevância da presença online hoje em dia, alguém deve avisá-lo para retornar à Terra o quanto antes.
 
Uma boa atuação no meio digital já começa com um site bem feito para ser a vitrine da empresa na internet. Não devemos nos esquecer também da hospedagem de site e de um bom nome de domínio.


Ter um domínio registrado denota comprometimento com um trabalho sério, bem como reforça o engajamento do público com a marca.
 
Quem deseja ser reconhecido profissionalmente na web deve saber que um domínio personalizado gera mais autoridade e credibilidade a qualquer negócio.
 
Por isso, ao começar um blog ou site, tenha em mente que hospedagem e domínio são elementos importantes em qualquer projeto web.
 
No entanto, para o empreendedor usar efetivamente a internet a seu favor, é necessário contar também com outros conceitos comuns ao meio. As técnicas de SEO, Marketplaces, redes sociais e e-mail marketing são apenas alguns exemplos.
 
Além desses, há também outro canal comprovando ser bastante útil para quem quer ter êxito em seu empreendimento. Estamos falando aqui do Google Meu Negócio.
 

Saiba o que o Google pode fazer pelo seu negócio
 
Talvez você já tenha ouvido alguém mencioná-lo pelo nome de Google My Business, porém, o fato é que o Google Meu Negócio é uma plataforma bastante prática para facilitar que um empreendimento seja encontrado.
 
Para saber mais sobre essa plataforma, é importante conhecer algumas das funções básicas que ela oferece.
 

Apontar a localização da empresa no Google Maps
 
Trata-se de uma funcionalidade muito importante, pois auxilia que os clientes encontrem a empresa de maneira rápida e prática ao pesquisarem por locais no mapa.
 
Além disso, o cliente tem a possibilidade de realizar um tour virtual pela empresa, conhecendo inclusive os melhores trajetos para chegar ao local.
 

Demonstra informações essenciais sobre a empresa
 
Endereço de e-mail, o site e o telefone de contato são dados importantes para um primeiro contato entre clientes e o negócio. O Google Meu Negócio, obviamente, traz todas essas informações.
 
Inclusive, caso um possível cliente pesquise a empresa via dispositivo móvel, ele poderá efetuar a ligação a partir do próprio buscador. Para isso a empresa deve inserir o seu número de telefone na plataforma.
 

Mencionar horários
 
O Google Meu Negócio também informa quais são os horários em que a empresa funciona, bem como em quais momentos o fluxo de clientes é maior. Isso é um recurso importante para aqueles clientes que possuem vários compromissos e querem agendar uma visita.
 

Avaliações dos clientes
 
Hoje em dia muitos consumidores evitam “dar tiros no escuro” e só consomem um produto ou frequentam uma loja mediante boas recomendações.
 
Nesse aspecto, o Google Meu Negócio exibe notas e comentários dos clientes, bem como possibilita integração com as redes sociais.
 
Além disso, ele também está apto a mostrar fotos internas da empresa, aproximando ainda mais o negócio com o público consumidor.
 

Como se beneficiar do Google Meu Negócio
 

Primeiro de tudo é necessário que o empreendedor efetue um cadastro nessa plataforma. A realização do cadastro é feita de maneira rápida. O que o usuário deverá fazer é basicamente inserir os dados básicos do seu negócio.
 
Quanto mais informações, melhor será para a sua empresa ser bem visualizada pelos clientes.
 
Além disso, é importante tornar o Google Meu Negócio realmente útil para o andamento da empresa. Por essa razão, siga algumas dicas a seguir e aproveite essa ferramenta da melhor maneira possível.
 

Sempre atualize as informações
 
De nada adianta inserir dados relevantes no Google My Business e depois não se preocupar em atualizá-la caso haja alterações. É realmente decepcionante quando um cliente liga para um estabelecimento e percebe que o número mudou.
 
Da mesma forma, outro ponto negativo é quando ele vai até a um estabelecimento e se depara com um aviso na porta: “estamos em outro endereço”.
 

Fique atento para as estatísticas
 
Números e indicadores são sempre importantes quando o assunto é internet. Quem tem um blog em WordPress, por exemplo, sabe que essa plataforma traz informações precisas a respeito de visualizações, tráfego e comentários.
 
O Google Meu Negócio permite que o empreendedor monitore dados importantes a respeito do seu empreendimento.
 

Administre a sua presença na plataforma
 
A plataforma traz um painel de administração que, além de possibilitar a edição das informações mais relevantes, também permite o acompanhamento e a avaliação de resultados.
 
Alguns dados que você terá à sua disposição são as médias de classificação dadas pelos clientes. Baseado nela o empreendedor tem condições de avaliar como a sua empresa é vista pelo público.
 
Graças a ela é possível posteriormente elaborar melhor as estratégias para analisar o que pode ser mudado em seu atendimento e em seu negócio de uma forma geral.
 
Quantidade de cliques, seguidores e visualizações em seu perfil também são apontadas pela plataforma do Google Meu Negócio.
 

Conclusão
 
Se estar na internet é importante para o êxito de qualquer empreendimento, nada melhor do que contar com uma ferramenta que ajuda o público a encontrar a empresa na web.
 
Portanto, utilizar e aproveitar os benefícios do Google Meu Negócio é um passo importante para os empreendedores que buscam a tão famosa e prestigiada presença online.
Imprimir