Imprimir

Imprimir Notícia

20/09/19 às 13:55

Aproclima inaugura processo de gerenciamento de riscos em lavouras de MT

A partir de 33 estações meteorológicas físicas instaladas em propriedades rurais de todas as regiões de Mato Grosso, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) vem formando um banco de dados que, a partir de sua compilação e histórico, vai contribuir com o processo de tomada de decisões dos agricultores com mais precisão e gerenciamento. O Aproclima é o programa que proporciona isso, já responsável por informar aos produtores que aderiram a ele todas as variações meteorológicas aos quais estão sujeitos para que possam programar, da melhor forma, suas estratégias de plantio.

O lançamento do Aproclima acontece nesta sexta-feira (20), no Espaço Gourmet da Aprosoja, onde estarão presentes produtores que já fazem uso do programa, outros que irão conhecê-lo e pesquisadores especialistas no tema. O professor PhD em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin (EUA), Luiz Carlos Molion, fará a palestra principal do evento exatamente sobre as perspectivas do tempo para a safra 2019/2020.

São parceiros da Aprosoja-MT na iniciativa o programa “Tempo Campo”, desenvolvido pela Escola Superior de Agronomia “Luiz de Queiroz” (ESALQ), e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Sua participação na elaboração do Aproclima também será exposta no lançamento.
Imprimir