Imprimir

Imprimir Notícia

03/09/19 às 17:45

Sete hábitos financeiros de pessoas bem-sucedidas que você pode implementar

Quem não gostaria de ser bem-sucedido na vida financeira? Há algumas dicas importantes que você deve tomar em seu dia a dia, para evitar maiores dívidas, e este é o tema desta matéria. Você que está com problemas financeiros e gostaria de dar uma guinada em sua vida, leia estes sete hábitos que te ajudarão a realizar os seus sonhos.

 
Primeiro hábito: analise sua vida financeira como um todo

O primeiro hábito é um dos mais importantes. Faça um raio X de sua vida financeira, ou seja, coloque no papel quanto você gasta, e quanto você recebe mensalmente. É essencial ter este controle, uma vez que gastar mais do que arrecada só traz problemas para qualquer pessoa ou empresa. Use uma planilha em seu computador para fazer estes cálculos.


Segundo hábito: passe um pente fino em seus gastos

Este passo é essencial para atingir o sucesso em sua vida financeira. Compre o que for necessário apenas e aproveite os descontos que surgirem no Black Friday, por exemplo. Evite gastos supérfluos, e compre o que realmente for primordial pelo melhor preço. Olhe os gastos desnecessários, tais como uma TV a cabo com canais que nunca assiste, ou até mesmo aquelas guloseimas que você compra na padaria todos os dias sem necessidade.


Terceiro hábito: reduz o máximo possível os seus gastos

Reduzir os gastos é sinônimo de inteligência financeira. Economize em sua conta de água, luz, telefone, internet, compras no supermercado, entre outras situações. O ideal é tentar reduzir os gastos em pelo menos 15%, sendo assim, sua planilha financeira ficará mais agradável.


Quarto hábito: evite uma vida ‘luxuosa’

Se você precisa trocar de celular, compre um modelo que tenha um preço bom, ou seja, evite comprar um celular de 4 mil reais, por exemplo. Esta vida ‘luxuosa’ só traz danos a sua conta bancária. Há diversas situações em que por vezes exageramos, sendo assim, procure controlar-se ao máximo e não compre nada por impulso.


Quinto hábito: tenha uma renda extra

Procure ter uma renda extra a fim de entrar um dinheiro mais do que bem-vindo no final do mês. Se você sabe um idioma estrangeiro, por exemplo, pode muito bem fazer uma tradução, ou se você é bom em palestras, pode dar uma consultoria, enfim, procure mostrar o seu talento da melhor forma possível.


Sexto hábito: poupe e faça investimentos

Fale com um especialista em investimentos, e procure determinar o seu perfil de investidor. Você é mais conservador, moderado ou agressivo? O ideal é fazer que o dinheiro trabalhe para você e te garanta um bom futuro financeiro.


Sétimo hábito: fale com sua família

O hábito mais importante é fazer que sua família participe deste processo como um todo. Os seus familiares devem participar da economia, das compras, da renda extra, enfim, de tudo um pouco. Vale a pena este diálogo a fim de ter melhores resultados em sua vida financeira.
Imprimir