Imprimir

Imprimir Notícia

31/08/19 às 18:54 | Atualizada: 25/02/21 às 10:59

Moradora produz Tâmaras em Canarana

Canarana (MT) - A ex-professora Mari Rita Mariotto é uma apaixonada por Israel. Nos últimos sete anos foi cinco vezes para Jerusalém. Da segunda vez, trouxe oito kg de tâmaras, uma das frutas mais apreciadas no mundo e hoje um símbolo da terra prometida. Há seis anos ela plantou três sementes em seu quintal e, para sua surpresa, um dos pés cresceu mais do que o esperado e está cheio de frutas. Ela espera colher daqui a alguns dias mais de 5 kg de tâmaras.

Conforme Rita, na época ela deu sementes para várias pessoas, que também plantaram na cidade, mas ninguém sabia se vingaria. Ela acredita que a polinização do pé fêmea cheio de frutas em seu quintal, veio de algum pé macho de tâmara que alguém plantou em outro lugar da cidade. Das três tamareiras que ela plantou, um é fêmea, que está produzindo, outra é macho que ainda não está polinizando e outra ainda é pequena e não se sabe.

“Eu trouxe sementes da região de Jericó e espalhei para várias pessoas e Deus me deu de presente uma árvore desse tamanho, com cachos e entrando numa fase de maturação. Isso pra mim é muito lindo, porque veio da terra prometida e eu creio nas promessas do Senhor para Canarana, que também é uma terra prometida, onde as promessas de Deus são muito grandes”, contou Rita.



Tamareira

A tamareira é uma palmeira extensivamente cultivada pelos seus frutos comestíveis, as tâmaras. Pelo fato de ser cultivada há milênios, a sua área natural de distribuição é desconhecida, mas seria originária dos oásis da zona desértica do norte de África, embora haja quem admita uma origem no sudoeste da Ásia. É uma palmeira de média dimensão, de 15 a 25 m de altura, por vezes surgindo em touceira, com vários espiques (caule da palmeira) partilhando o mesmo sistema radicular, mas em geral crescendo isolada.

Tâmara

tâmara é uma fruta que cresce na tamareira, uma palmeira cultivada há milênios. Os benefícios da tâmara a tornam um alimento muito saudável. Além de ser muito apreciada na cozinha por seu delicioso sabor, ela é uma fruta substituta natural do caramelo. A tâmara é uma ótima fonte de nutrientes. Apesar das tâmaras secas serem mais calóricas do que as tâmaras frescas, tendo um perfil calórico semelhante ao de passas e figos secos; elas contêm algumas vitaminas e minerais importantes, além de uma quantidade significativa de fibras.

A árvore bíblica

Nos tempos de Jesus, um tipo específico de palmeira abundava por todo o território do atual estado de Israel. A planta foi cultuada por séculos inclusive por conter propriedades medicinais, a ponto de se tornar um símbolo da região. Tamanha admiração tinha um motivo bem claro: todas as suas partes podiam ser aproveitadas, mas o que mais a destacava eram seus nutritivos frutos – as tâmaras.

Quem planta não colhe tâmaras

Existe um ditado árabe que diz: “Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!” Isso porque, antigamente, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos. Atualmente, com as técnicas de produção modernas, esse tempo é bastante reduzido, em menos de 10 anos.

Tâmara no Brasil

No Brasil, devido às condições encontradas na região Nordeste, a tamareira é cultivada com bastante sucesso. A propagação é feita, geralmente, com filhotes que surgem no caule da palmeira. Essas mudas são consideradas muito boas, pois apresentam as mesmas qualidades da palmeira-mãe. Também pode ser propagada com mudas cultivadas a partir de sementes. No Nordeste a tamareira se adaptou tão bem que, em geral, frutifica aos dois anos de idade. Isto representa uma enorme precocidade.


Com jornalista e vereador Rafael Govari



Atualização em 25.02.2021 com o contato da produtora de Tâmaras
Imprimir