Imprimir

Imprimir Notícia

23/10/15 às 19:15

Vai fazer a prova do Enem amanhã? Veja dicas fundamentais para se sair bem

Além do Enem, que será realizado neste final de semana por 7,7 milhões de pessoas, as datas das provas dos vestibulares mais importantes do país estão se aproximando, tanto para os cursos presenciais quanto para quem optou pela graduação à distância. Depois de muito estudo e preparo ao longo do ano, reunimos algumas dicas para que, nos dias de prova, tudo saia bem. Afinal, o dia é importante e vale a pena se atentar a alguns detalhes para evitar imprevistos.
 
Antes da prova
 
Relógio

 
Seu uso vai depender do edital dos exames, mas caso eles sejam permitidos, não deixe de utilizar um. Verifique a bateria antes do dia da prova.
 
Celular
 
Nenhum exame permite o uso de celulares, calculadoras, aparelhos de som e ou qualquer outro tipo de eletrônico durante a prova. É muito difícil ficar sem comunicação durante os exames, mas não se esqueça de deligar seu aparelho antes de cruzar os portões do local da prova. Não o deixe vibrando, pois ele fará ruídos perceptíveis no silêncio da sala, e podem prejudicar os outros candidatos e até ser motivo de retirada do portador do aparelho da prova. Fique atento!
 
Alimentos e bebida
 
Uma garrafinha de água é essencial. Deixe a garrafa ao lado da cadeira e não exagere na quantidade, para não ter de ir muitas vezes ao banheiro. Leve alimentos práticos, de consumo rápido e de preferência energéticos, como barrinhas de chocolate ou de cereais. Evite alimentos barulhentos, como salgadinhos crocantes que podem tirar sua concentração e dos demais.
 
Roupas
 
Use as roupas mais confortáveis que puder. Os exames duram um bom tempo, e o candidato ficará sentado o tempo todo. Vale a pena levar uma blusa leve, já que o ar condicionado em algumas salas pode ser um elemento surpresa, podendo desconcentrar o candidato.
 
Durante a prova
 
Aproveite o tempo

 
Assim que se deparar com uma questão mais complexa, pule. Fazer as questões mais fáceis primeiro economiza minutos preciosos para pensar nas mais difíceis no final.
 
Redação
 

É melhor deixar a redação por último, porque caso o candidato “trave”, vai perder tempo para a resolução de questões mais simples da prova.
 
Preenchimento da folha de resposta
 
Reserve pelo menos os 20 minutos finais do exame para preencher a folha de resposta com muita calma. Um único erro em uma das linhas pode alterar as respostas de todas as outras questões e por a prova a perder. Muita calma e atenção nessa etapa final.
 
O mais importante
 
Mantenha sempre a calma. Não se deixe abater pela quantidade de candidatos nas salas ou se eles terminam a prova primeiro. Isso não quer dizer absolutamente nada. Geralmente, o tempo das provas é calculado para cada questão seja resolvida em alguns minutos. Se um candidato deixa a sala muito cedo, provavelmente ele chutou muitas delas e não vai se sair tão bem quanto quem tenta até o fim.
Imprimir