Imprimir

Imprimir Notícia

09/07/19 às 17:11 | Atualizada: 09/07/19 às 17:18

Parque Serra Azul é reaberto em Barra do Garças

O parque estadual Serra Azul de Barra do Garças foi reaberto nesta terça-feira (9/7) depois de cinco anos fechado a comunidade. E foi um sucesso a sua reabertura. Por volta das 13h30 de terça-feira (9/7) já foi atingindo o limite de dez carros por dia, estipulado nesta fase experimental, para entrada de veículos no parque permitida somente quando estiver levando pessoas idosas, crianças ou deficientes físicos.

Segundo o diretor substituto do parque, Carlos Augusto Santos Muniz, o número de carros foi atingindo logo no início da tarde demonstrando que a população estava realmente com saudades de visitar o parque de 12 mil hectares, e por outro lado, está compreendendo as delimitações colocadas pela direção.

Durante um período experimental serão permitidos a entrada de dez carros, três vans, três ônibus, mas com objetivo de levar pessoas que tenham dificuldades de subirem pela escadaria ou trilhas. A intenção é incentivar as pessoas a entrarem pela escadaria ou trilhas pelo menos neste primeiro momento.

O parque Serra Azul foi fechado em 2014 após um grande incêndio que devastou mais de 1/3 de sua área causando a morte de vários animais e destruição e a sua interdição aconteceu após notificação do Ministério Público Estadual.

Depois de cinco anos de muita luta e alguns investimentos, o parque está sendo reaberto conforme decidiu o conselho consultivo no dia 18 de junho. Entre as novidades, o parque Serra Azul teve a sua sede reformada e apresentou um projeto para construção de um observatório resgatando a ideia visionaria de Valdon Varjão de fazer um discoporto no alto da serra para discos voadores.

A proposta do saudoso Valdon Varjão se tornou notícia mundial e se tornou um atrativo turístico da cidade. O prefeito Roberto Farias disse que um dos seus sonhos é construir o discoporto como queria Valdon Varjão para fortalecer o turismo do Vale do Araguaia. A cidade de Varginha em Minas Gerais ficou famosa por causa do ET de Varginha. E Barra do Garças chegou a ficar comentada no mundo, mas faltou apresentar o tão badalado discoporto.

O artista plástico Dionísio Carlos apresentou um maquete do que seria o observatório para ‘simbolizar’ o discoporto de Valdon Varjão. Só que as pessoas querem mesmo é uma espaçonave no alto da Serra Azul algo parecido com que o Valdon Varjão fez no passado, um disco voador de alumínio.
 
REABERTURA DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA AZUL
 
 Após reunião do Conselho Consultivo dia 18 de junho, ficou decidido que o Parque Estadual da Serra Azul (PESA) será reaberto ao público, de forma experimental. A partir do dia 09 de julho o visitante poderá transitar pelas vias internas do PESA batizadas de Caminho Serra Azul, além de caminhada há também a opção de passeio de bicicleta com limite de 30 ciclistas por dia.

 A Escadaria da Fé segue com o mesmo horário, porém estará fechada às segundas-feiras, assim como os demais acessos ao PESA, para manutenções e reposição de horas trabalhadas no fim de semana.

A Trilha das Cachoeiras poderá ser visitada à montante e à jusante do Córrego Voadeira, caso se deseje subir, a entrada será pelo Clube da Usina ou pelo Estacionamento do Garrincha, caso se opte por descer o visitante terá como ponto de partida a Unidade de Fiscalização e Monitoramento II (UFM II) (antiga Chácara da Prefeitura, porteira antes do Córrego Voadeira).

Veículos automotores, nessa etapa experimental de reabertura, só serão permitidos caso estejam transportando idosos, crianças e/ou Pessoas com Deficiência, a cota diária é de no máximo 10 carros. Também poderão adentrar às vias internas do PESA 3 ônibus (40 lugares) e 3 vans (25 lugares) diariamente, é exigido que ao menos 70% da lotação do veículo esteja ocupada para caracterizar transporte coletivo.

Recomendamos atenção aos horários para que não se permaneça no interior do PESA após o entardecer, a maior parte da fauna da região é de hábitos noturnos, por esse motivo os horários de entrada levam em conta o tempo necessário para saída antes do pôr-do-sol.
 
         Sendo assim, os horários para entrada no Parque Estadual da Serra Azul são:
•       Escadaria da Fé – 06:00 às 11:00 horas e 15:00 às 18:00 horas.
•       Guarita Principal (Estrada do CINDACTA) – 07:00 às 15:00 horas (veículos 16:00 horas).
Pedimos atenção aos motoristas, não há estacionamento e a via é estreita.
•       Clube da Usina (Área privada) – 08:00 às 16:00 horas.
•       Estacionamento do Garrincha (Área privada) – 08:00 às 16:00 horas (sujeito à alterações).
 
Horário de funcionamento das unidades administrativas da GRPQ_SERAZ:
•       Centro de Atendimento ao Visitante (CAV) funcionará das 08:00 às 17:00 horas.
•       A UFM I (Mirante do Cristo) – 07:00 às 11:30 horas e das 15:00 às 18:30 horas.
•       A UFM II (Porteira, “Chácara da Prefeitura”) – 07:00 às 15:00 horas.
•       Sala da Gerência (SEMA Av. Min. João Alberto) – 12:00 às 18:00 horas.
 
 Mais uma vez lembramos que a reabertura é experimental e que o PESA estará totalmente fechado às segundas-feiras para manutenções de rotina e reposição de horas trabalhadas no fim de semana. Colabore com as regras do Parque Serra Azul (sujeito à autuação).
 
Gerência Regional e Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra Azul.
Imprimir