Imprimir

Imprimir Notícia

06/07/19 às 21:55 | Atualizada: 06/07/19 às 22:00

Porto Alegre do Norte sedia última fase regional dos Jogos Escolares

A última etapa regional dos Jogos Escolares de Juventude terá início nesta sexta-feira (05.07), com a abertura da competição em Porto Alegre do Norte (a 1.125 km de Cuiabá). O município vai sediar as disputas das instituições de ensino da região esportiva Nordeste, encerrando a fase regional da competição escolar.

A abertura do evento será na quadra coberta ao lado do ginásio municipal Wagner Santana Guimarães, às 19h. A competição prossegue até a próxima quarta-feira (10.07), no ginásio e no complexo esportivo Gezil Araújo, com jogos das modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei.

Em Porto Alegre do Norte, 14 escolas representarão os municípios de Alto Boa Vista, Confresa, Porto Alegre do Norte, Novo Santo Antônio, São Felix do Araguaia e Vila Rica. As escolas campeãs em suas respectivas modalidades e gênero de disputa avançam para a etapa estadual.

O refeitório da igreja católica do município será o centro de integração entre as equipes, com apresentações culturais e vivências paralímpicas, como futebol de cegos e basquete em cadeiras de rodas. “É um espaço que favorece o intercâmbio sociocultural, em que os estudantes podem inclusive vivenciar atividades desportivas praticadas por pessoas com deficiência, ganhando experiências que contribuem para o crescimento pessoal”, destaca o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

Até agora, quase 7 mil estudantes de 306 diferentes instituições públicas e privadas já participaram dos Jogos Escolares da Juventude 2019.  Neste ano, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) conseguiu efetivar a etapa regional da competição, contemplando todos os municípios das 10 regiões esportivas de Mato Grosso. 

O penúltimo município a sediar os jogos foi Pontes e Lacerda, que recebeu as delegações da região sudoeste, de 28 de junho a 03 de julho. Por lá, 20 escolas representaram os municípios de Campos de Júlio, Conquista do Oeste, Figueirópolis, Jauru, Pontes e Lacerda, Rondolândia, Sapezal, Vale de São Domingos e Vila Bela.  O relatório final com resultados da competição na região sudoeste pode ser acessado AQUI.

A fase estadual começa ainda neste mês com as escolas vencedoras de cada região competindo pelas vagas para as etapas nacionais organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). De 16 a 22 de julho, o município de Sorriso receberá a competição estadual da categoria B, que engloba estudantes de 12 a 14 anos. De 28 de julho a 03 de agosto, será a vez de Água Boa sediar as disputas estaduais da categoria A, de 15 a 17 anos. Nessa nova etapa, os esportes individuais também passam a fazer parte dos Jogos Escolares, com competições em Várzea Grande, de 19 a 24 de setembro.
Imprimir