Imprimir

Imprimir Notícia

27/06/19 às 07:45

Prazo para alistamento militar 2019 termina neste domingo (30)

Os brasileiros que nasceram em 2001 devem ficar atentos, pois o prazo final para fazer o alistamento no serviço militar já está chegando. A inscrição pode ser feita de qualquer região do país nas Juntas do Serviço Militar, até a próxima sexta-feira (28), ou pela internet, no site alistamento.eb.mil.br, até domingo, dia 30 de junho.

Para fazer a inscrição presencial, caso o jovem tenha dificuldades de acessar a internet, basta comparecer à Junta Militar mais próxima e levar a certidão de nascimento ou a carteira de identidade ou de motorista, duas fotos 3x4 recentes e um comprovante de residência. No local, será preciso preencher um formulário para validar os dados pessoais.

Faltando poucos dias para encerrar o prazo, a expectativa do Ministério da Defesa é receber ainda a inscrição de cerca de 200 mil brasileiros.

Até o momento, aproximadamente 1 milhão e seiscentos mil jovens realizaram o alistamento, segundo o ministério. Um deles foi o Luiz Filippe Neves Morisson. O jovem passou por dificuldades para se alistar pelo site.

“Foi até um pouco frustrante para se alistar, porque eu tentei diversas vezes pela internet, tentei em diversos horários – manhã, tarde e noite – e, mesmo assim, ficava dando erro. A justificativa deles é que o site estava cheio e que em alguns horários não conseguia mesmo. Aí eu tive que ir em uma Guarda Militar aqui perto de casa me alistar, disse.”

Já o Yago Vieira de Carvalho disse que não teve problemas.

“Fiz o alistamento online e, no mês de abril, me apresentei em Brasília. Não teve demora, mas eu não pretendo servir nenhuma força militar, porque eu não acho que eu tenha um perfil adequado e nem muita vontade também”, conta.

Mas tem aqueles jovens que são indiferentes: se forem chamados vão servir, e se não forem convocados, tudo bem também. É o caso do Marcos Vinícius.

“Porque eu queria muito servir também, mas eu falei que não queria, pois eu ajudo os meus avós no trabalho e por isso eu não queria. Mas, se me chamarem, está tudo bem”, ponderou.

Vale destacar que, segundo o Ministério da Defesa, quem perder o prazo e não realizar o alistamento militar fica sujeito ao pagamento de multa de R$ 4,32 e não consegue obter passaporte, carteira de trabalho, registro de diploma de profissões liberais, fazer matrícula ou inscrição em concursos públicos.

Ainda segundo o ministério, após o prazo do alistamento, 90 mil jovens serão incorporados em organizações militares da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.
Imprimir