Imprimir

Imprimir Notícia

18/06/19 às 14:40

Cuiabá - Cavaleiros fazem ato e param em frente à Assembleia para cobrar regulamentação de esportes hípicos


Manifestantes andaram pelas ruas de Cuiabá montados  - Divulgação

Cerca de 300 pessoas montadas a cavalo fazem um ato em Cuiabá, nesta terça-feira (18), para cobrar a regulamentação de esportes hípicos no estado. Eles saíram em cavalgada de um haras localizado no Bairro Santa Rosa e seguiram até a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), no Centro Político Administrativo, onde estão concentrados.
 
De acordo com o empresário Caê Póvoas, um dos organizadores da manifestação, além dos cavaleiros, outras 400 pessoas participam do ato.
 
O número de participantes foi estimado pelos organizadores. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), são cerca de 200 cavaleiros e 60 veículos automotores.
Durante o ato, houve congestionamento na Avenida República do Líbano, em Cuiabá.
 
Eles cobram regulamentação dos esportes hípicos — Foto: Divulgação
Eles cobram regulamentação dos esportes hípicos — Foto: Divulgação
 
Conforme o organizador, recentemente uma decisão judicial causou revolta no meio. A Justiça de Mato Grosso proibiu a realização de provas de laço com animais em um evento que estava previsto para ser realizado no dia 2 deste mês, em Cuiabá. A decisão atendeu a pedido do Ministério Público Estadual (MPE), que apontou maus-tratos aos animais que participam das provas.
 
"Isso foi algo absurdo que o Ministério Público fez. Barraram o evento quando já tinha gente do Brasil inteiro. Tinha 600 competidores e 17 mil pessoas para participar das provas", afirmou Caê.
 
Na Assembleia Legislativa tramita um projeto de lei, de autoria do deputado Dilmar Da Bosco (PSB), que institui normas e critérios sobre a prática esportiva equestre de forma a garantir o bem estar dos animais, no estado.
 
O texto aponta as formas de acondicionamento e transporte dos animais, obriga acompanhamento veterinário, proíbe o doping, além de outras normas para as boas práticas na realização de eventos esportivos.
Imprimir