Imprimir

Imprimir Notícia

15/06/19 às 21:16 | Atualizada: 18/06/19 às 15:35

Água Boa News Retrô - Respeito à natureza: agricultor ambientalista cuida de animais silvestres em seus habitats

Respeitando a liberdade de cada um deles, o agricultor Celestino Alves de Almeida, 60 anos,  cuida de muitos animais silvestres em seu sítio no Projeto de Assentamento Jaraguá a 50 km de Água Boa/MT.

Antas pastam as mandiocas do quintal, macacos, quatis e preás vêm em busca de alimentos colocados ao lado da casa. Os pássaros vivem na natureza e se alimentam de frutas e alpistes que o agricultor compra especialmente para a finalidade de alimentá-los  melhor.
 

Um caixote serve de ninho seguro para os pássaros. Foto: Michel Franck
 
Para livrar dos predadores os ninhos são feitos cuidadosamente em caixotes de madeira e colocados dentro da casa. “Tudo começou há alguns anos quando um João de Barro – ave rara na região – usou um velho penico que estava pendurado em uma mangueira para fazer a casa e dali saiu muitos filhotes, os que nascem aqui já  ficam  mansos pela convivência,” disse o agricultor ambientalista.
 

Passarinhos recém nascidos. Foto: Michel Franck/AguaBoaNews
 
Os pássaros que cuida são de espécies variadas: João de Barro, Rolinha, Sabiá-laranjeira, sanhaços, Bem-te-vi, Canários, Saracuras, Pássaro-preto, etc. “Tem um pássaro rabudo dos olhos vermelhos que não sei o nome entra em casa eu pego ele e faço carinho”. A cisterna se transformou em aquário. Há muitos anos, é criado um peixe (Iuiú) que na hora da alimentação é só chamar que ele aparece.
 

Pássaros livres que são cuidados por seu Celestino. Foto: Michel Franck/AguaBoaNews
 
Celestino é natural de Xique-Xique (BA) mudou ainda criança para Buriti (MG), depois para Campinápolis (MT) e em Água Boa no ano de 1998 foi assentado pelo INCRA onde vive da criação de gado. Sua propriedade de 48 hectares é composta por pastagens, mata ciliar com árvores centenárias às margens do Córrego das Antas e extensa área de varjão. Ele ficou viúvo a mais de 10 anos e vivem sozinho. Seus filhos já casados moram na região. Nas horas de folga se distrai entoando com um violão músicas caipiras e cuidando dos animais que aparecem da mata para receber carinho, alimentos e fazer companhia.

Por Kassu: esta matéria foi publicada em janeiro de 2011 e foi reproduzida em vários jornais de proteção dos animais no Brasil e no exterior (ver uma das publicações aqui no ANDA). O agricultor Celestino Alves de Almeida é nosso vizinho de sítio, é viúvo, pai de 3 filhos, hoje está aposentado e com 68 anos, continua trabalhando no seu sítio e cuidando da mesma forma da natureza plantando e cuidando de árvores nativas, dos pássaros e bichos selvagens.

Na foto abaixo de outubro de 2016 está com o meu filho Meider na colheita de pequi no nosso sítio.


Estamos produzindo uma matéria atualizada...

Meider Leister e Celestino Alves de Almeida




Na lavoura de mandioca
Imprimir