Imprimir

Imprimir Notícia

15/06/19 às 09:56 | Atualizada: 15/06/19 às 19:29

Audiência Pública em Água Boa - Governo altera chegada da Fico na Ferrovia Norte-Sul

O ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas visitou na tarde desta sexta-feira (14) a cidade de Água Boa MT, onde juntamente com técnicos da Valec, anunciou uma alteração no projeto da Fico (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste), no entroncamento dela com a Ferrovia Norte-Sul, alterando em cerca de 20 quilômetros o local de encontro das vias, que agora será no município de Mara Rosa (GO), e não mais em Campinorte, como previa o projeto original. O novo traçado será um caminho mais econômico, cerca de 80 quilômetros ao norte do traçado estudado anteriormente.

A FICO é um projeto da VALEC desde 2010, quando foi finalizado o Projeto Básico do primeiro segmento de Campinorte/GO a Água Boa/MT. Dois anos depois, foi concluído outro trecho adjacente, de Água Boa/MT a Lucas do Rio Verde/MT. Recentemente, o projeto passou por revisão pelos técnicos da VALEC, o que resultou em atualização e otimização do traçado e da ligação da FICO com a Ferrovia Norte-Sul. "Em vez de Campinorte/GO, a linha passou a ter como destino o município de Mara Rosa/GO, de forma a apresentar ganhos operacionais sem aumento de custo de implantação, quando comparado ao projeto de 2010". Informou um técnico da Valec.

Nesse trecho, a ferrovia percorrerá 382,97 km com o objetivo de escoar a produção agrícola do Mato Grosso para os portos, melhorando a logística do país a partir da conexão com a ferrovia Norte Sul, já executada pela VALEC.

A alteração para Mara Rosa foi autorizada pelo Ibama como um complemento do projeto, que será tratada na Licença de Instalação, sem a necessidade de uma nova Licença Prévia.

O ministro informou que a construção da Fico será com os recursos do pagamento pela renovação da concessão da EFVM (Estrada de Ferro Vitória Minas), o que foi proposto em audiência pública este ano e agora está no processo de análise de contribuições pela ANTT. “Houve críticas de representantes dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo ao uso dos recursos da renovação da concessão de uma ferrovia nesses estados para obra em outro”.

Segundo uma exposição de um dos técnicos nesta sexta-feira (14) em Água Boa o projeto foi alterado para que a operação seja mais eficiente e barata. No caminho original, há uma subida, o que faria com que os trens vindo do Mato Grosso precisassem de um helper (locomotiva extra) para fazer a subida até Campinorte, explicou.

Com o desvio, a locomotiva extra não será necessária e os comboios poderão operar com duas locomotivas até o fim da Ferrovia Norte-Sul no Maranhão, o que torna o custo do transporte mais barato. Os trens que forem em direção ao sul terão que usar as três locomotivas em qualquer dos traçados.

O ministro reiterou que o projeto será enviado ao TCU e espera assinar a autorização da obra para este ano e espera o começo da construção ainda em 2.020 e a inauguração da obra poderá acontecer ainda em 2.024 no final do governo do presidente Jair Bolsonaro.

Nossa opinião aqui da redação do Agua Boa News: para ser mais ágil é só entregar a construção para os chineses.

 
Ouça abaixo a fala do ministro sobre a audiência pública e outros assuntos:


Ler também:
Água Boa - 'Se Mato Grosso for ajudado, ajudaremos o Brasil' diz governador
Imprimir