Imprimir

Imprimir Notícia

13/06/19 às 20:20

Canarana - Trabalho realizado na região é destaque no Globo Rural deste domingo

Negócio social que abrange diversos municípios da região Xingu Araguaia, a Rede de Sementes do Xingu e o plantio de floresta nas fazendas é tema de reportagem especial do programa Globo Rural desse domingo (16/06). As filmagens realizadas no mês de novembro de 2018 compõem a segunda parte de uma reportagem sobre o Mato Grosso e mostram a Casa de Sementes, localizada no viveiro municipal de Canarana (MT) bem como entrevistas com parceiros do trabalho de restauração ecológica realizado na região pelo Instituto Socioambiental (ISA).

Quem comanda a reportagem é a jornalista Neide Duarte que entrevistou entre outras pessoas, a engenheira agrônoma Eliane Felten, que já apareceu na primeira parte da reportagem (8/06), e é uma das pioneiras em apoiar o reflorestamento das Áreas de Proteção Ambiental (APPs) nas fazendas locais via muvuca, a mistura de adubação verde com sementes de árvores nativas. Henrique Carneiro, produtor rural da fazenda Vera Cruz, também foi entrevistado e fala sobre o plantios de árvores que realiza em sua propriedade em parceria com o ISA.

Com parte da reportagem, a recuperação de mata nativa é um dos temas e mostrará como o é realizado o plantio em larga escala em grandes propriedades rurais com maquinários e técnicas agrícolas. A semeadura direta, modelo utilizado pelos técnicos do ISA, tem sido considerada um uma solução com resultados positivos para a cadeia de restauração.

O conteúdo destaca o ainda o funcionamento da Associação Rede de Sementes do Xingu (ARSX) que inclui a participação de coletores indígenas, agricultores familiares e urbanos. Em especial, o Movimento das Mulheres Yarang, do povo Ikpeng, localizado no Território Indígena do Xingu, que em 2019 completou 10 anos de formação.

Exemplo de plantio com muvuca, a área reflorestada na Fazenda 2001, localizada em Canarana, também será abordada na reportagem que volta ao local dez anos depois de ter filmado a iniciativa de Higor Trovo, na época estudante do ensino médio, que se dedicou a plantar árvores em uma represa na fazenda do pai onde está uma das nascentes do rio Queixada que percorre a região.

Fique ligado! É nesse domingo (16/06), a partir das 7h45, no Globo Rural.
Imprimir