Imprimir

Imprimir Notícia

20/10/15 às 08:43

CQC aponta justiça em prisão de Silval e cobra fim da enrolação no VLT

Em uma ampla reportagem de cerca de 10 minutos exibida na noite de hoje em rede nacional, o programa "CQC -  Custe o Que Custar" (Rede Bandeirantes) abordou o caos em que se transformou as obras de construção do Veículo Leve sobre Trilhos entre Cuiabá e Várzea Grande que estão paralisadas há quase um ano. No quadro "Proteste Já", a matéria teve início com uma declaração do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), quando ainda estava no exercício do cargo no palácio Paiaguás, de que o VLT seria concluído até a Copa de 2014.

Irônico, em seguida, o programa questiona: "Vocês realmente acreditam nisso?". Empresários destacam que 40% dos comércios na avenida da Feb, em Várzea Grande, foram fechados e a "desilusão toma conta de todos".

O repórter Juliano Dip, que executou a matéria, destacou por várias vezes que o modal de transporte já consumiu cerca de R$ 1 bilhão. A equipe do programa esteve no Centro de Controle do VLT e encontrou dezenas de vagões parados em estado de decomposição.

Em seguida, um cidadão mostra um vídeo compartilhado em redes sociais em que trabalhadores do consórcio empurram os vagões. "É a única forma que conseguimos ver o trem andando foi desta forma", comenta.

A prisão do ex-governador Silval Barbosa devido a "Operação Sodoma" pela suposta "venda" de incentivos fiscais foi destacada pelo programa. O repórter esteve no Centro de Custódia de Cuiabá para entregar um trem de brinquedo para o chefe do Executivo preso há 32 dias, mas não conseguiu e ainda teve a porta batida na cara.

"Viemos aqui lembrar que foram gastos mais de R$ 1 bilhão com um trem que nunca saiu do lugar", ironiza o jornalista, que sai "magoado" por não conseguir entregar o brinquedo.

O programa também questionou o fato da atual gestão do governador Pedro Taques (PDT) não ter retomado as obras. O secretário de Gabinete de Projetos Estratégicos, Gustavo de Oliveira, considerou a situação como um "problema herdado".

Gustavo disse que a atual administração tentou um acordo com o consórcio para resolver as "lambanças",mas que foi obrigada acionar a Justiça para obrigar que o consórcio fizesse efetivamente o que já foi pago pelas obras. Neste momento, o repórter se revolta e fala que "o atual governo fez campanha e eu que não moro em Cuiabá sabia dos problemas do VLT".

Para finalizar, o repórter conseguiu a garantia do secretário de que num prazo de 30 dias os canteiros serão recuperados. "Você pode voltar e verá avanço. Só daqui a seis meses teremos uma definição sobre a retomada efetiva da obra", frisou Gustavo de Oliveira.

Juliano Dip afirma que Cuiabá o trem de brinquedo é o símbolo do VLT numa cidade em que população segue rodando sem destino. Ele cobra uma proposta favorável a população.

RECADO A SILVAL
Âncora do CQC, o ator Dan Stulbach também externou sua indignação com a situação após a conclusão da exibição da reportagem. "Essa hora é bom saber que tem TV na cadeia e ai o ex-governador Silval Barbosa pode estar vendo a gente. Olá, Silval: como está por ai?", questiona.

Em seguida, o apresentador considera que a prisão de Silval é justa. "Está no lugar que devia estar. Aproveita e vê a merda que você fez amigo", comentou. Já o apresentador Marco Luque emenda: "Cuiabá merece mais".
 
CLICK AQUI E ASSISTA A REPORTAGEM 
  Imprimir