Imprimir

Imprimir Notícia

07/06/19 às 18:30 | Atualizada: 07/06/19 às 19:00

Catadores de materiais recicláveis de Água Boa recebem reconhecimento da Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Água Boa, através de seus vereadores, esteve presente ao lado dos catadores de materiais recicláveis do município, durante toda a manhã desta sexta-feira (07.06), data em que se comemora o Dia Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Desde 2017, Água Boa conta com a ACAMARA – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Araguaia, que desempenha um brilhante trabalho de coleta e reciclagem de material, colaborando assim com a sustentabilidade.

Uma caminhada foi realizada pelas principais ruas e avenidas do centro de Água Boa, para destacar o trabalho realizado pelos catadores e sensibilizar a população da necessidade do descarte correto do lixo e preservação do meio ambiente. Após a caminhada, todos se reuniram nas dependências da Câmara Municipal para uma confraternização e também participar da entrega de Moções de Reconhecimento a cada um dos catadores que fazem parte da ACAMARA, com intuito de valorizar o trabalho realizado por eles no município. Além dos membros da associação, estiveram presentes os vereadores Luis César de Lara Pinto Filho (Cesinha), Fernando de Melo Quintanilha, Marilene Teresinha Estefano, Alan Apio, Leonardo Leite Ribeiro, Joaquim dos Anjos Ferreira da Paixão (Quincão), Adelar Fusinato (Bibelô), a Defensora Pública Carolina Renne Pizzini Weitkiewic, a vice prefeita Rejane Garcia, o secretário municipal de cidade Cristiano Seibel Dalla Costa, Policiais Militares e funcionários da Câmara.

O presidente da Casa, Luis César de Lara Pinto Filho (Cesinha), conduziu o encontro na Câmara e ressaltou a importância dessa ação realizada no dia de hoje. “É com muita alegria que recebemos hoje, na Câmara Municipal, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Araguaia, para comemorar o Dia Nacional dos Catadores e realizar uma singela e sincera homenagem a todos eles que trabalham para garantir o sustento de suas famílias, como também manter uma cidade limpa e organizada. Na oportunidade, lançamos em parceria com a defensoria pública, o Programa Selo Verde – Empresa Amiga dos Catadores de Materiais Recicláveis, que irá homenagear todas as empresas do município, que apoiarem a ACAMARA. É um dever do poder público apoiar e incentivar ações em benefício do meio ambiente e é isso que a Câmara de Água Boa está fazendo”.

“Essa Moção, entregue aos membros da ACAMARA, concretiza o reconhecimento do trabalho, pela Câmara de Vereadores, que são os representantes do povo. Muitos catadores já realizam esse trabalho há 20 anos e nunca haviam sido homenageados dessa forma, por isso, eles estão muito felizes. É louvável essa ação realizada hoje”, ressaltou a Defensora Pública Carolina Renne Pizzini Weitkiewic.

Os catadores ficaram emocionados com a homenagem. A presidente da ACAMARA, Vanuza Gonçalves da Silva, disse não ter coisa melhor que receber um reconhecimento como esse, pois muitas vezes são tratados como mendigos, lixeiros, e não é isso que são. O trabalho que realizam é digno como qualquer outro e precisa ser valorizado, pois ajuda a preservar o meio ambiente.
 
“Em nome dos meus colegas catadores, agradeço esse reconhecimento da sociedade, através da Câmara de Vereadores e da Defensoria, por isso o dia de hoje é tão importante. A população de Água Boa pode sempre contar com a ACAMARA”, garantiu Ramazya Kelly Silva Moreira, catadora da associação.

“Nós, vereadores, estamos muito felizes de poder entregar essa homenagem aos catadores, sabemos que é um projeto embrionário, mas que já nasceu com uma força muito grande, pois tem o apoio de vários segmentos e da população de Água Boa. Além de cuidar da saúde pública, a associação deixa a nossa cidade muito mais bonita e limpa”, ressaltou o vereador Fernando de Melo Quintanilha.

“O trabalho que os catadores realizam é de muita dignidade e nos dá esperança de um mundo mais limpo e organizado. Todos somos responsáveis pelo lixo que produzimos, então vamos fazer a nossa parte para que o ambiente em que vivemos seja um lugar melhor”, complementou a vereadora Marilene Teresinha Estefano.

“Temos o privilégio de ter em nossa cidade, a ACAMARA, que deve ser valorizada por todos. A Câmara Municipal é parceira dessa equipe de catadores, que realizada um trabalho eficiente, digno, honesto, que muitos não têm coragem de realizar, então por isso eles merecem todo o nosso reconhecimento”, concluiu o vereador Leonardo Leite Ribeiro.
Imprimir