Imprimir

Imprimir Notícia

30/05/19 às 22:43

Cuiabá - Adauto Botelho recebe visita da Comissão de Saúde da ALMT

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou visita técnica ao Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS) Adauto Botelho na tarde desta quinta-feira (30) e constatou diversos problemas estruturais na unidade.

Participaram da visita os deputados estaduais Paulo Araújo (PP), Lúdio Cabral (PT), Dr. João (MDB), Dr. Gimenez (PV) e Dr. Eugênio (PSB), acompanhados de equipe técnica da Comissão de Saúde, do diretor da unidade, João Santana Botelho, da secretária-adjunta de Unidades Especializadas da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Arlete Maria Lima, da superintendente da Unidade Especializada, Patrícia Dourado, e da superintendente de Obras, Maiara Galvão.

Construído em 1957, o CIAPS Adauto Botelho possui 70 leitos, sendo 50 masculinos e 20 femininos, e apresenta estrutura física precária. No local são feitas internações de pacientes com idades acima de 18 anos, sendo estes acompanhados por uma equipe multiprofissional, composta por médicos que atendem 24 horas, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Além da dificuldade estrutural, o Adauto Botelho também sofre com a falta de equipamentos e materiais para desenvolvimento de atividades com os pacientes. Diante deste cenário, o diretor da unidade, João Santana Botelho, afirmou que a visita da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa é de suma importância.

“É muito importante ter aqui na nossa unidade os representantes do povo. É de suma importância para que haja uma integração entre nós, da área da saúde, e os deputados, que com certeza farão um diagnóstico no sentido de nos ajudar a consolidar uma saúde pública de qualidade, principalmente a mental, que é abstrata e tão difícil”, declarou.

A Secretaria de Estado de Saúde já deu início à execução de obras de reforma e ampliação da unidade e todos os setores deverão ser contemplados. A obra está orçada em aproximadamente R$ 8,5 milhões e deve ser concluída no próximo ano.

O setor administrativo já foi reformado e atualmente está sendo construído o setor de Pronto-Atendimento. Conforme a superintendente de Obras da Secretaria de Estado de Saúde, Maiara Galvão, o projeto prevê ainda a reforma e ampliação das alas masculina e feminina e de setores como almoxarifado e depósito de medicamentos, bem como a criação de uma área de lazer humanizada.

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Paulo Araújo, afirmou que os parlamentares irão acompanhar a execução das obras e cobrar celeridade por parte do Governo do Estado. “Nós, deputados, através da Comissão de Saúde, vamos cobrar duramente a gestão estadual para que essas obras sejam concluídas, pois a estrutura física está totalmente comprometida”.

Segundo o deputado Dr. Gimenez, a comissão voltará ao local em seis meses para verificar o andamento das obras. “O que nós vimos aqui hoje foi uma riqueza muito grande de material humano. Se não fossem esses profissionais, não teríamos o hospital funcionando. A comissão vai se reunir, fazer relatórios, entrar em contato com o Executivo e acompanhar tudo de perto. O Adauto Botelho não pode ficar esquecido”, disse.

O deputado Dr. João destacou a qualidade da equipe técnica que atua no local. “O diagnóstico aqui é triste, doloroso. Um ambiente extremamente insalubre. Só tem uma coisa aqui que eu achei fantástica: a dedicação dos funcionários, o amor deles para trabalhar em uma instituição como essa, cheia de problemas. Nós da comissão temos obrigação de batalhar para ajudar as pessoas que aqui trabalham e também os pacientes”, frisou.

O deputado Dr. Eugênio reforçou a importância das ações realizadas pela comissão para melhoria dos serviços oferecidos aos cidadãos. “Estamos fazendo relatórios dessas visitas e vamos debater esses relatórios para ver onde efetivamente podemos atuar para não ficarmos só na questão politica. Podemos atuar efetivamente para melhorar as condições e humanizar esses serviços”, salientou.

Além de Cuiabá, a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social também já visitou unidades hospitalares nos municípios de Barra do Bugres, Cáceres, Rondonópolis, Várzea Grande e Água Boa. Na próxima terça-feira (04), os deputados visitarão o Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidades de Mato Grosso (Cermac), na Capital, e na quinta-feira (07), o Hospital Regional de Sinop.

A pedido do deputado Lúdio Cabral (PT), a comissão também irá convidar equipe técnica da SES a comparecer à reunião ordinária do dia 19 de junho para apresentar dados sobre os atendimentos ofertados na área de saúde mental em todas as regiões do estado.
Imprimir