Imprimir

Imprimir Notícia

16/05/19 às 14:03

Rio Verde (GO) - Pasta base de cocaína levada por avião apreendido em Goiás é de brasileiro que mora na Bolívia, diz PF

A Polícia Federal em Goiás descobriu que a droga apreendida no sudoeste do estado nesta quinta-feira (16), descarregada por um avião bimotor, é de um brasileiro que mora na Bolívia. O delegado da PF Rômulo Teixeira Cavalcanti disse que homem foi identificado depois que a Força Aérea Brasileira (FAB) encontrou o avião, apreendido na operação policial, fazendo trajeto para o país vizinho sem plano de voo.
 
“As investigações começaram a partir da informação da Força Aérea Brasileira, que detectou que essa aeronave fazia voos Brasil/Bolívia sem plano de voo. [...] As investigações continuam e vamos ver também quantas vezes e para quais pessoas foram distribuídas essas drogas”, explicou.
 
Operação da Polícia Militar de Goiás, Polícia Federal e FAB apreendeu esses 464 kg de pasta base de cocaína em Quirinópois, no sul goiano. Segundo os policias, a droga estava sendo levada por um avião bimotor, que desceu em uma pista rural e descarregou a carga, ainda em movimento, para em seguida decolar novamente.
 
Os policias contaram que, na pista, já haviam três pessoas esperando o carregamento de droga. Assim que elas foram descarregadas, segundo os PMs, os criminosos trocaram tiros com a equipe policial no local, e os três investigados morreram. O Instituto Médico Legal (IML)de Itumbiara, no sul goiano, ainda não identificou os corpos.
 
Ação no ar
 
A FAB disse que, a descarga e nova decolagem ocorreu em Quirinópolis. Como ele não tinha apresentado plano de voo, a Força Aérea acompanhou a descida dele até a pista em uma região rural com um "avião E-99 da FAB e, em seguida, por dois caças A-29 Super Tucano acionados pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae)".
 
Segundo a FAB, o avião mal pousou e já levantou voo em seguida, tendo que ser interceptado novamente, desta vez "pela aeronave A-29", quando foi forçado a descer em Rio Verde, no sudoeste goiano. Chegando ao aeroporto da cidade, piloto e copiloto foram presos e o avião apreendido.
 
De acordo com a Força Aérea, foram usados "sistema eletro-óptico infravermelho" e "óculos de visão noturna" para conseguir encontrar e interceptar de forma segura o PT-JLE.
 
Todo o material apreendido na ação foi levado para a sede da Polícia Federal em Goiânia.
Imprimir