Imprimir

Imprimir Notícia

14/05/19 às 20:55

Como a alimentação pode ajudar na cicatrização de feridas?

Não é segredo que tudo que a gente come pode mexer com todo nosso corpo, e alguns alimentos interferem positivamente na cicatrização de feridas. Por isso é importante que os profissionais especialistas em feridas - como enfermeiros ou um técnico em enfermagem - conheçam sobre o assunto para indicarem uma dieta aos pacientes que estão em fase de tratamento de feridas.

Quer saber por que e como isso acontece? Continue acompanhando!
 
Por que alimentos ajudam no tratamento de feridas?

A nutrição é fundamental para todos que desejam ter melhor qualidade vida, e isso não podia ser diferente para o caso de tratar doenças e feridas.

Sabendo disso fica mais fácil de entender que nosso estado nutricional está associado ao risco de desenvolver ou não feridas (inclusive úlceras).

As pessoas em condição de desnutrição perde a reserva gordurosa de proteção, aumentando então as chances de algum tipo de problema aparecer, como por exemplo a falta de cicatrização de feridas.
 
Quais são os alimentos adequados para o tratamento de feridas?

Para casos de cicatrização, os alimentos com colágeno são os melhores remédios para tratamento de feridas no domicílio, porque é uma das proteínas envolvidas e responsáveis pelo processo de reparação da pele e depende do estado nutricional do paciente para estar disponível e poder agir.

Nutrientes de proteína com alto valor biológico, vitaminas e alguns minerais também são bem-vindos em uma dieta de quem deseja acelerar o processo de cicatrização.

Vale lembrar que todo tipo de alimentação deve ser balanceada e distante de qualquer exagero.
 
Tratamento de feridas

Mesmo com a alimentação adequada aos tipos de feridas e tratamento, não é descartada a necessidade de um especialista em tratamento de feridas e curativos.

Isso quer dizer que todos que pretendem agilizar ou ao menos colaborar com o processo de cicatrização deve seguir a risca todas as recomendações concedidas por enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Se alguém pretende se especializar em tratamento de feridas enfermagem deve procurar por cursos e instituições que disponibilizam essa modalidade, além de verificar se tem experiência no mercado, conta com profissionais de qualidade e tem a estrutura necessária para ministrar tais cursos.
Imprimir