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14/05/19 às 12:40

Mitos e verdades: Direitos do consumidor

O direito do consumidor é uma área do direito que garante e protege todos os direitos do consumidor de acordo com o que está assegurado por leis - especialmente ao que os compradores devem ser informados e protegendo-os de abusos.
 
A população de modo geral conhece os direitos básicos do consumidor, porém, muitas pessoas não buscam se aprofundar no assunto e podem sofrer prejuízos se não tiverem suporte de um advogado do consumidor.
 
Para te ajudar a conhecer mais sobre os direitos do consumidor, elaboramos esse conteúdo com o intuito de esclarecer quais são os mitos e verdades que você deve saber.
 
O cliente sempre tem razão?
É mais importante ainda conhecer os direitos do consumidor previstos na legislação, porque a maioria das pessoas acabam lembrando apenas dos benefícios e esquecem dos deveres.
 
Portanto, é mito que o cliente sempre tem razão. Por exemplo, você sabia que a troca (em caso de roupas ou sapatos) não deve necessariamente ser realizada por numeração errada? A troca só é obrigatória se o produto apresentar defeitos!
 
Estabelecimentos podem solicitar o documento do consumidor no final da compra?
Apesar de aborrecer alguns clientes, qualquer estabelecimento pode requisitar o documento do consumidor - especialmente se a compra for efetuada com cartão de crédito ou débito.

Essa ação pode evitar fraudes e é um protocolo de segurança para o estabelecimento e até para os consumidores!
 
Lojas de equipamentos eletrônicos ou eletrodomésticos devem receber aparelhos que apresentam defeitos?
A solução para esse caso recomendada pelo direito do consumidor devolução é que o cliente procure por uma assistência técnica antes de voltar a loja que adquiriu o produto. No caso de não existir nenhuma assistência no município, passa a ser responsabilidade da loja trocar o produto!
 
Dicas importantes
O direito do consumidor garantia pode gerar diversas dúvidas, ainda mais porque existem três tipos de garantia em nosso país.
 
Se comprar produtos perecíveis, preste bastante atenção no prazo de validade! Caso a embalagem apresente problemas para identificar o vencimento ou se notar que já está vencido antes ou depois da compra, você pode desistir da compra.

Quando perceber antes, apenas deixe o produto no caixa. E quando perceber depois, a troca pode ser solicitada com a apresentação da nota.
 
Por fim, é fundamental ter acesso a consultorias com um advogado especialista em direito do consumidor para entender quais são seus privilégios e obrigações - o mesmo se aplica para os direitos do consumidor internet.
 
Para ter advogado direito do consumidor de qualidade e não enfrentar problemas com frequência, procura por uma advocacia em Salvador que possa te oferecer esse serviço e garantir o melhor alicerce para essa questão!
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