Imprimir

Imprimir Notícia

13/05/19 às 13:13

Lideranças rurais da região do Norte Araguaia e Xingu pedem segurança no campo

A insegurança no campo tem tirado o sono dos produtores rurais da região nordeste de Mato Grosso. Preocupados com o alto índice de criminalidade no campo, uma comitiva de cinco presidentes de Sindicato Rural - Fernando Tulha (São José do Xingu), Anísio Vilela (Vila Rica), Otalécio Januário (Santa Cruz do Xingu), Alessandro Pires (Porto Alegre do Norte) e Birajá Capuzzo (Confresa) - acompanhados pelo diretor de Relações Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), José Luiz Fidelis, reuniram-se com o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.
 
Os presidentes entregaram ao secretário, Alexandre Bustamante, um ofício solicitando a intervenção do estado na região. No documento endereçado à Secretaria de Segurança Pública, os produtores pedem melhores condições de trabalho para as Polícias Civil e Militar, ações efetivas de inteligência e investigação, patrulhamento rural, viaturas, efetivo, combustível, entre outros.
 
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de São José do Xingu, Fernando Tulha, os índices de roubos e furtos de gado e defensivos agrícolas, tem aumentado consideravelmente na região nordeste, assim como em todo o Mato Grosso.
 
Anísio Vilela, do sindicato de Vila Rica, contou que os sindicatos da região reuniram-se para arcar com as despesas que deveriam ser de competência do governo do estado, como diária e alimentação de policiais em serviço, combustível e manutenção das viaturas.
          
Para os presidentes, Otalécio, Alessandro e Birajará, os produtores e trabalhadores rurais estão se sentindo inseguros. “A sensação de insegurança e o medo estão tirando a paz dos produtores rurais e das famílias que vivem no campo. Na região, tem propriedade rural invadida por criminosos que conseguiram levar mais de 400 cabeças de gado. Como pode isso? Sem falar nos casos em que produtores, colaboradores e familiares são mantidos em cárcere ou até mesmo tem suas vidas ceifadas”, disseram com preocupação.
 
Ao receber as demandas, o secretário Bustamante falou das medidas que já estão em estudo, entre elas a criação de um sistema de monitoramento de rodovias, bem como a criação de unidades da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Judiciária Civil, em pontos estratégicos.
 
Na ocasião, Bustamante percorreu com os produtores as dependências da secretaria e mostrou a sala do serviço de videomonitoramento do Centro Integrado de Operação de Segurança Pública (Ciosp), onde são monitoradas as câmeras instaladas em Cuiabá e Várzea Grande. As equipes de profissionais de segurança pública que atuam no monitoramento são divididas em quatro turnos (manhã, tarde, noite e madrugada) e contam com o auxílio de estagiários.
 
De acordo com o secretário, o videomonitoramento do Ciosp auxilia as forças de segurança na prevenção de ações criminosas, facilita a identificação de infratores, contribui para a redução no índice de criminalidade e registra imagens que auxiliam no serviço de investigação.
 
O secretário pediu o apoio dos sindicados, no sentido de orientar os produtores rurais a contribuírem com o serviço das Polícias Civil e Militar, com informações, boletins de ocorrência, denúncia de suspeitos e o reforço na segurança particular das propriedades como, por exemplo, instalação de câmeras de monitoramento, controle de estoque de defensivos agrícolas, entre outras ações que possam inibir.
 
O diretor de Relações Institucionais da Famato, José Luiz Fidelis, disse que o Sistema Famato está disposto a colaborar com o Estado por meio dos 92 sindicatos rurais, na tentativa de prevenir e coibir ações de organizações criminosas que atuam no campo, orientando os produtores rurais sobre as medidas de segurança.
 
Na oportunidade, Fidelis, falou ao secretário sobre as atribuições do Fórum Agro MT, composto pelas entidades do agronegócio Famato, Aprosoja, Ampa, Acrimat, Acrismat e Aprosmat, presidido pelo presidente do Sistema Famato, Normando Corral, que também pode ser um importante parceiro nas ações de segurança pública de Mato Grosso, especialmente no campo.
 
O encontro foi intermediado pelo Comandante Regional da Polícia Militar de Vila Rica, Coronel Walter Silveira dos Santos, que também participou da reunião.
Imprimir