Imprimir

Imprimir Notícia

02/05/19 às 18:14 | Atualizada: 02/05/19 às 18:31

Dicas importantes para os líderes de hoje e amanhã

Não importa se você tem uma vendinha pequena com apenas a família ajudando, se sua empresa tem mais de uma centena de funcionários ou se você é um funcionário querendo crescer na firma. Pensar como um líder é algo que todo profissional tem que aprender, já que isso ajudará em todas as facetas de sua carreira e pode ser o passaporte para voos mais altos.

Hoje há uma gigantesca indústria de coaches, empresários e executivos dando dicas sobre liderança. Claro que muita coisa é difícil de ver aplicação, especialmente quando você não sente que sua carreira está deslanchando. Mas nas dicas a seguir vamos tentar ser mais abrangentes, para chegar em quem já é um líder - e carrega essa responsabilidade - ou quem precisa de um empurrão e uma mudança de atitude.

Tente ver além de seu serviço
Um grande erro de colaboradores é não conseguir notar seu impacto na empresa. Muitas vezes ele não é claro e isso gera uma falta de motivação que falaremos abaixo.

Saber mais sobre a história da companhia, qual é sua missão, os desafios que ela enfrenta – concorrência, matéria-prima, leis limitadoras, falta de mercado... – e como você pode ajudar a enfrentá-los, mesmo que pareça algo pequeno.

O funcionário que não é indispensável é o primeiro a ser mandado embora. Sabendo isso, torne-se essa pessoa que traz conteúdo e algo diferente, que não dá para ser replicado por alguém mais jovem e/ou mais barato.

Comporte-se como um líder, mesmo que você não o seja
Ser líder não é latir ordens ou ser temido, já vamos deixando claro. Um líder, antes de tudo, é alguém que se importa com os companheiros e com o objetivo final. Assumir responsabilidades, mesmo que elas não sejam suas à princípio, apoiar seus colegas, ser prestativo com seus superiores são posturas de um líder.

Não chegar atrasado, não reclamar da empresa ou seus colegas, vestir-se adequadamente, tudo isso são coisas fundamentais. Novamente: você não é obrigado a fazer isso, mas entrar nesse estado de espírito de ser quem você deseja ser e não só passar o tempo e pegar o salário pode ser uma grande mudança. Pelo menos o suficiente para levantar da cama com gana de fazer algo.

Não subestime o poder da motivação
Imagem: Rodrigo Pimentel
Por muito tempo a palavra motivação parecia algo que só rico falava para poder fazer algo da vida. Mas a verdade é que não estar motivado – ou pior, estar depressivo – é um grande impacto para sua eficiência.

Essa falta de motivação pode-se dever a vários fatores. Achar que não é valorizado pelo seu chefe, achar que recebe menos do que deveria, não notar sua contribuição para a empresa, um mau momento pessoal, enfim.

Por isso é importante pensar em formas de se empurrar e sonhar alto. Aqui coaches vão falar em livros de auto-ajuda e palestras e isso pode parecer discurso ensaiado, mas a verdade é que eles podem funcionar.

Uma história inspiradora de vida, que nem precisa ter a ver com a área que você trabalha, ou um relato de alguém que teve sucesso e encontrou a felicidade podem ser de enorme ajuda.

Hoje existem diversos palestrantes motivacionais que ajudam equipes e empresas inteiras nesse campo. Um dos exemplos mais claros é Rodrigo Pimentel ex-capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM do Rio de Janeiro (BOPE) e consultor do filme Tropa de Elite.

Quando se fala em organização, é difícil pensar em uma estrutura mais sólida que a Polícia ou Exército e a experiência de Pimentel pode ser de grande ajuda para quem sofre com falta de foco e queda na produtividade.

Traga soluções, nunca problemas
Outra “carta” que pode parecer genérica, mas é difícil de argumentar contra. Todo líder contrata alguém ou confia alguém para resolver um problema, desempenhar um trabalho e, sinceramente, “tirar da frente” essa questão.

Então se você trabalha em um posto de gasolina, quem te contratou quer que você trate bem os clientes, trabalhe na bomba, ajude na manutenção dos carros e mais uma série de funções. Se você fizer bem seu trabalho, ele só ouvirá seu nome para um elogio.

Por isso, pense como um líder. Se um problema surgir e você pode resolvê-lo sem dúvidas, faça isso. Só envolva seu superior quando realmente ele estiver além de sua alçada.

E, melhor ainda: baseado na sua experiência e no que você ouve, leve ideias caso isso seja permitido (e incentivado, como todo líder precisa fazer). No caso do posto, uma promoção especial, uma necessidade que ficou claro que é preciso atender. Seja proativo, não se conforme com sua posição atual.
Imprimir