Imprimir

Imprimir Notícia

15/04/19 às 16:23 | Atualizada: 15/04/19 às 16:35

O rebite ficou preso na rebitadeira? Aprenda como é possível retirá-lo!

A rebitagem é um processo realizado para unir duas ou mais peças (geralmente chapas) sem deformações por meio de um rebite e uma maquina de rebite - conhecida como rebitadeira ou rebitador.

Existem vários tipos de rebites que se diferenciam por algumas características, assim como as rebitadeiras. Por isso é fundamental que todos os procedimentos da rebitagem sejam conduzidos por especialistas que possam acertar na escolha do modelo e das medidas de rebite, do tipo de rebitadeira e também saiba como tirar rebite das peças de trabalho ou da rebitadeira manual (caso fique preso).

Mesmo tendo experiência no segmento, é possível que profissionais busquem dicas e informações sobre a melhor forma de remover rebites. Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo para facilitar sua vida quando tiver que remover rebites trancados em rebitadores manuais ou de peças.

Como tirar rebites de peças?

Os rebites são como substitutos de parafusos e de soldas pontuais, portanto, são fixados permanentemente nas peças de trabalho.

A questão é que eles podem se esticar ou podem ficar soltos depois de instalados, e aí vem a dúvida: ”como remover rebites já fixados sem deformar a peça?”.

Esse caso tem solução! Existe uma ferramenta própria para retirar rebites, a qual pode vir com guias e brocas ou não - se não vier, é fácil encontrar esses acessórios a parte para qualquer tipo de rebite.

Depois de ter todos esses recursos, encaixe a ferramenta em uma furadeira, deslize o guia e as brocas na posição adequada (ajustando a profundidade da broca para conseguir remover apenas o rebite) e tirar o rebite.

Durante todo o processo de remoção, é importante que a furadeira seja mantida em linha reta para que os buracos também continuem retos.

Além dessa maneira, ainda é possível remover rebites de dois jeitos: com um formão ou com o auxílio de uma batedeira e uma esmerilhadeira.

Dica bônus: Sempre que for lidar com rebites, é interessante ter acesso a um kit de rebites com tamanhos e modelos diferentes para ocasionais reparações.
 
Como remover rebites presos em rebitadeiras manuais ?

Geralmente a primeira reação de quem tenta tirar o rebite preso em uma rebitadeira manual é puxar o rebite, mas isso não dá certo.

Outras pessoas tentam desmontar a máquina de rebite e finalmente conseguir retirar o rebite que emperrou o equipamento - o que também pode não solucionar o problema.

E então? Será preciso comprar outra rebitadeira?

Não! Porém, antes de te ensinar a remover o rebite, precisamos dizer que um dos erros mais frequentes que acaba prendendo o rebite é errar na ponteira.

Portanto, toda vez que for usar um rebitador, procure a ponteira correta para usar determinado rebite.

Agora, vamos lá! Para conseguir recuperar o rebite você precisa pegar outro rebite, posicionar bem na ponta do equipamento e pressionar dando algumas batidas com outra ferramenta para que o rebite trancado seja empurrado para trás. Não se esqueça de deixar a manivela completamente solta!
 
Onde encontrar fixadores industriais e rebitadeiras?


A melhor alternativa para quem procura por produtos de fixação - rebite de alumínio, rebite de inox, rebite de repuxo, rebite com rosca, rebitadeira a bateriarebitadeira pneumática, entre outros - é contar com uma empresa especialista no segmento. Dessa forma você terá acesso a diversos modelos diferentes, além de adquirir ferramentas de qualidade!
Imprimir