Imprimir

Imprimir Notícia

18/03/19 às 08:24 | Atualizada: 18/03/19 às 08:30

São Félix do Araguaia/MT - Aquamat na Estrada reuniu produtores para discutir a cadeia produtiva de peixe

A Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat), em parceria com a Prefeitura de São Félix do Araguaia, Câmara de Vereadores, SEBRAE e SEMA, promoveu neste sábado (16), na Câmara Municipal, mais uma rodada de palestras, debates e networking junto aos aquicultores, com o objetivo de fomentar a cadeia de produção de peixes no estado.

Por mais de três horas, os produtores que compareceram A Câmara de Vereadores tiveram a oportunidade de conhecer de perto a realidade da piscicultura no Estado. Com um extenso banco de dados, a Aquamat fez uma explanação detalhada de como está a cadeia do peixe em Mato Grosso e como se pode trabalhar para ampliar a produção em larga escala com espécies diversas.
 
Além de São Félix do Araguaia a entidade visitou quatro importantes polos de produção de peixes, Rondonópolis, Sorriso, Barra do Garças e Campo do Parecis. O projeto reuniu as autoridades dos municípios e produtores com o objetivo de levar informações através das palestras com técnicos especializados na área sobre as características de implementação de processamento e produção do pescado, questões burocráticas de inspeções (federal, estadual ou municipal), manejo do peixe, licenciamento ambiental, beneficiamento do pescado e apoio técnico para a construção de tanques para o início imediato dos projetos de pisciculturas e eliminação de dúvidas por parte dos produtores . Embora a Aquamat foi criada para atender a baixada cuiabana, busca agora atender todos os produtores de Mato Grosso.
 
O presidente da Aquamat, Daniel Garcia de Carvalho Melo observou que o atual mercado de produção de peixe apresenta uma solidificação, com perspectiva de crescimento nos próximos anos. “O Aquamat na Estrada mostrou aos produtores a viabilidade da produção de peixes em Mato Grosso, Estado que já foi o primeiro produtor no país e que hoje está na quarta colocação justamente pela falta de produção. A vinda da Aquamat à região é de extrema importância para a fomentação da cadeia produtiva regional.”, disse.
 
O evento trouxe para os piscicultores de São Félix do Araguaia conhecimento, informações e qualificação aos produtores com projetos que já estão desenvolvendo no município. Para que possa desenvolver um projeto, é preciso, primeiro conhecer e ter o entendimento do que é a piscicultura e essa a oportunidade ofertada pela Aquamat aos piscicultores de São Félix do Araguaia e região.
 
No final do mês de dezembro de 2018, os piscicultores de São Félix do Araguaia adquiriram quarenta mil alevinos com recursos próprios, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Câmara de Vereadores de São Félix do Araguaia, dando inicio a criação de uma cadeia produtiva no município com a intenção de ampliar mais abertura de tanques nos Projetos de Assentamentos de São Félix do Araguaia e região. A cadeia produtiva da piscicultura vem recebendo incentivos, desde a capacitação e inserção de agricultores na atividade, até a viabilização comercial do produto. A região do Araguaia, pode se transformar em pólo piscicultura do estado de Mato Grosso.
 
No estado são cadastrados no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) 2.560 produtores, o que refletiu em uma produção em 2017 de 62.000 toneladas de peixes superando a capacidade de abate dos nove frigoríficos ativos em Mato Grosso que é de 54.000 toneladas/ano.
 
Além do Presidente da AQUAMAT; Daniel Garcia de Carvalho Melo, Diretor da AQUAMAT; Eduardo Miranda, Médico veterinário do INDEA; Francisco Souto, participaram também do evento; os técnicos do Sebrae; Rafael Gadoardi Becker e Tiago Berté Ceron, Analistas da SEMA: Jean Carlos Costa, Sanny Costa Saggyn e o Coordenador de Licenciamento de Atividades Agropecuário;  Paulo de Tarso Abranches, os  Secretários municipais de São Félix do Araguaia; De Agricultura; Gerson Alves dos Santos e Meio Ambiente; Felipe Salles  marcaram presença no evento juntamente os vereadores; Presidente do Legislativo; Rita Gomes (MDB) e João Neto da Garagem (PSDB), Empresário André Luis Ramos Pompeu, contador do município; Max Joaquim  Hellebrandt, Assessor Jurídico do Município; Dr. Marcos Miranda, Advogada Dra. Daniela Caetano, Fausto Azambuja, Presidente da Colônia dos Pescadores; Carlinhos, ex-prefeito; Usley Gomes, supervisor do escritório local da Empaer do município; Marcondes França, Engenheiro de Pesca, Mestre em aqüicultura e representante de comercialização de pescado Dreyfus Lincoln S. Ferreira Lopes, Biológo Francisco Assis, dentre outros.
Imprimir