Imprimir

Imprimir Notícia

21/02/19 às 16:13

Especialistas dão dicas para vencer a ansiedade em entrevista para vaga de emprego

A ansiedade durante uma entrevista para uma vaga de emprego pode se tornar um obstáculo para contratação. Pessoas excessivamente nervosas podem passar uma má impressão ao entrevistador. Afinal, a entrevista pode decidir se você vai ou não conquistar o emprego.

Isso sem contar o fato de poder ser surpreendido por perguntas que não esperava e o fato de estar em um ambiente desconhecido; sendo testado por pessoas desconhecidas.

Portanto, além de tranquilidade, o ideal é sempre buscar passar uma imagem de segurança na sua entrevista de emprego.

No novo emprego é importante estar preparado para enfrentar problemas inesperados e o candidato deve ter jogo de cintura para poder lidar com isso. Para aliviar essa situação,especialistas oferecem várias dicas para prevenir a ansiedade e aumentar suas chances de conseguir a vaga de emprego.

1. Convicção, segurança e dedicação
Quem tem um bom conhecimento sobre o assunto e sabe bem do que está falando tem sempre uma maior tranquilidade e naturalidade. Procure conhecer a empresa ou loja que você está se candidatando a uma vaga de emprego.

Obviamente não adianta conhecer bem a empresa na qual será realizada a entrevista de emprego, se o candidato não conhecer (e muito bem) a si mesmo. Portanto, não esconda seus pontos fracos; saiba falar sobre eles de maneira natural, demonstre ter auto-conhecimento.

Também não esconda seus talentos, não tenha vergonha de falar neles se questionado, demonstre auto-confiança.

Desse modo pense em todas as perguntas, que possam ser feitas e tenha as respostas prontas. O simples ato de dedicar tempo irá lhe dar confiança.

2. Prepare a memória
Dias antes da entrevista para a vaga de emprego, pare, portanto, para pensar nas situações mais importantes da sua vida profissional. O ideal é que você selecione de 5 a 10 situações e avalie o papel que você desempenhou em cada uma. O que você aprendeu, quais foram os desafios etc.

Quando selecionar essas situações, observe que cada uma pode se encaixar em diversas competências – liderança, trabalho em equipe, comunicação, resiliência.

3. Certifique-se de chegar bem mais cedo à entrevista
O atraso vai te estressar e aumentar a ansiedade. Procure, portanto, traçar a rota até o local da entrevista com antecedência, permitindo mais tempo do que você acha que vai precisar. Pense nos engarrafamentos, estacionamentos, mau tempo, fechamento de estradas e a possibilidade de se perder.

Se você gosta de música, faça o trajeto ouvindo músicas que te façam sentir animado. Essa atitude, portanto, o ajudará a relaxar e desestressar, além de aliviar pensamentos de ansiedade, que podem estar incomodando.

4. Preste muita atenção à sua linguagem corporal
Tente caminhar com os ombros para trás, a cabeça erguida e o passo sempre confiante. Desse modo, tenha a trilha sonora das músicas que o empolgam tocando em sua mente.

Quando alguém cruzar seu caminho, olhe, portanto, diretamente nos olhos e acene com um belo sorriso.

Isso fará você se sentir forte e confiante. Faça o mesmo na entrevista: deixe a sua linguagem corporal refletir confiança e autoridade.

Fique também atento, portanto, a todos os seus gestos desde o momento em que chegar à empresa. Você pode estar sendo analisado já na recepção, na forma como trata o atendente.
Imprimir