Imprimir

Imprimir Notícia

18/02/19 às 17:55

A importância do planejamento na hora de comprar um imóvel

A casa própria é o sonho de muitas famílias, mas são poucos aqueles que sabem analisar como comprar apartamento sem correr grandes riscos. Portanto, a compra de um imóvel requer bastante cautela e paciência.

Sendo assim, é importante que você saiba o que deve ser analisado antes de comprar um apartamento. Além disso, a decisão exige que o comprador faça um planejamento financeiro para não comprometer o seu orçamento. Confira mais informações neste post!

O que deve ser analisado antes de comprar um apartamento
A expectativa de comprar um imóvel é enorme, ainda mais quando é a primeira casa própria. Mas saiba que é necessário analisar alguns critérios antes de bater o martelo. Veja o que você precisa levar em consideração na hora de adquirir um bem.

1.A situação profissional
Antes de começar a procurar um imóvel para comprar, é fundamental analisar minuciosamente a sua situação profissional. Nesse caso, é preciso ter certeza que você vai permanecer por um bom tempo em sua atividade para não acumular dívidas.

2.As necessidades atuais e futuras da família
O estilo de vida da família pode interferir na hora de comprar um imóvel. Por isso, é importante levar em consideração quais são as reais necessidades da família, como uma casa grande, por exemplo.

3.O orçamento disponível
É preciso definir um orçamento para a compra do imóvel. Dessa forma, fica mais fácil de procurar algo dentro do valor disponível, sem precisar comprometer as despesas mensais da casa.

4.O preço do imóvel
Ao visitar um imóvel, não feche negócio de imediato. Procure fazer comparações de preços para ter certeza de que aquele imóvel vale o que está sendo cobrado. Saiba que há uma grande variação de preço, dependendo da região escolhida para morar.

5.O tipo de imóvel
Na hora de comprar um imóvel é fundamental definir o tipo de imóvel que você deseja adquirir. Você vai encontrar opções tanto de imóveis novos quanto de usados. Mas é bom decidir levando em consideração o orçamento disponível.

6.A burocracia do financiamento
Se você não tem o valor total para comprar um imóvel, a melhor alternativa é financiá-lo. No entanto, é preciso verificar quais são os documentos e procedimentos exigidos pela instituição financeira para liberar o crédito.

7.A localização do imóvel
Um dos principais pontos que deve ser analisado na hora de comprar um imóvel é a localização do empreendimento. Verifique a infraestrutura que a região proporciona, se fica longe do seu trabalho ou da escola das crianças.

8.A idoneidade da construtora
Para a pessoa que for adquirir um imóvel novo ou em construção, é fundamental pesquisar a idoneidade da construtora. Verifique como ela se comporta com prazos e faça um levantamento da incorporação do imóvel.

9.A documentação do imóvel
Quando escolher um imóvel, já solicite toda a documentação do bem para verificar se existe algum impeditivo para a negociação. Caso seja um imóvel na planta, veja como será o processo de ITBI e documentos cartorários.

Quais planejamentos financeiros devem ser feitos na hora de comprar um apartamento
Comprar um imóvel não é para qualquer um, já que o valor nem sempre está dentro do orçamento das pessoas. Por isso, é importante fazer um planejamento financeiro para evitar surpresas desagradáveis.
Para ter certeza de como comprar um apartamento, siga as dicas que compartilhamos neste post. O planejamento financeiro é fundamental nesse momento, além da possibilidade de analisar todos os critérios antes de realmente comprar o imóvel.
Imprimir