Imprimir

Imprimir Notícia

13/02/19 às 16:55 | Atualizada: 13/02/19 às 17:03

Piscicultura praticada em tanques suspensos oferece diversas vantagens

O sistema com tanques suspensos destaca-se não só pelas altas taxas de produtividade, mas principalmente por apresentar características únicas que facilitam o manejo. Dentre elas, o aumento de taxas de conversão alimentar, redução de perdas, e principalmente a quebra de paradigmas de safra na aquicultura. Com tanques suspensos é possível dimensionar os módulos por produtividade constante, garantindo oferta durante o ano todo, e não apenas em uma ou duas safras por ano.

O ambiente permite a visualização e o manejo de todo o lote confinado, controle preciso e individualizado, facilitando a realização de biometria para a correta oferta de alimentação, evitando problemas com baixa ou alta oferta de ração por indivíduo. O sistema de confinamento de peixes em tanques suspensos afasta predadores como o morcego, ratos, aves, ariranha, jacaré, parasitas, contaminantes e invasores microscópicos. O módulo de confinamento inibe possíveis furtos da produção.



Além disso também permite o controle da qualidade e temperatura da água e do ambiente do confinamento, pois os tanques são montados dentro de estufas e a água circula por um sistema hidráulico individualizado, impedindo seu contato com o solo ou qualquer outro meio que possa alterar as características físico/químicas da água dos tanques. Outro ponto positivo é a ‘despesca’. O processo de preparo e insensibilização dos peixes que serão enviados para o abate pode ser feito dentro do próprio tanque suspenso.

O tanque pode ser circular, quadrado ou retangular. O abastecimento de água nos tanques é sempre por derivação. Assim, água pode vir de: uma nascente, outro curso de água principal, um canal de irrigação ou um açude, com a água conduzida através de canais abertos ou tubulados. Pode ser, também, através de bombas de água. Ou seja, tanto na entrada quanto na saída, a água é controlada.

 
tanque suspenso 4
tanque suspenso 1Benefícios

– Seis vezes mais peixes que no sistema convencional.
– Ambiente mais saudável.
– Tamanho mais uniforme do produto final.
– Permite ao produtor dimensionar a produtividade.
– Menor consumo de água, de risco sanitário, de demanda de água e descarte de afluentes.
– Maior controle de produção
– Praticidade na limpeza e produção agregada


tanque suspenso 2

Cuidados que o produtor precisa ter na hora de escolher os tanques
– Atenção para o espaço disponível
– Disponibilidade da água
– Escolha certa do método de produção
– Cuidado com a cor interna do tanque
– Ter o objetivo de uso do tanque bem definido

Fonte: Ecofarm
Imprimir