Imprimir

Imprimir Notícia

05/02/19 às 18:16

Aviões, veículos de luxo e dinheiro são apreendidos pela PF

Operação da Polícia Federal desencadeada nesta terça-feira (5) apreendeu veículos de luxo, aviões e um montante em dinheiro, valor ainda não revelado. A ação tem como alvo empresários e engenheiros florestais acusados de fradudar sistemas de controle e movimentação de produtos florestais (Sisflora/MT) e o Sistema-DOF. 
 
O  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está atuando junto a Polícia Federal nesta operação para reprimir a atuação de empresários do setor madeireiro e engenheiros florestais. A estimativa é que tenham causado prejuízos na ordem de R$ 15 milhões. 
 
Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em endereços situados em Itaúba/MT, além da busca e apreensão de 19 veículos, aviões e sequestro de bens imóveis e valores mantidos em instituições financeiras relacionados direta ou indiretamente com os responsáveis pelas condutas. Alguns já apreendidos nesta terça. 
 
As investigações apontam que os envolvidos permitiam o “esquentamento” de produtos florestais extraídos ilegalmente de áreas especialmente protegidas, como Áreas de Preservação Permanente, Unidades de Conservação e Terras Indígenas.
A apuração policial também indica que diversas madeireiras fantasmas ou com baixo potencial produtivo foram constituídas pelos investigados em nome de interpostas pessoas (laranjas), visando unicamente a geração e movimentação virtual fraudulenta de créditos de produtos florestais.
 
Os créditos seriam transferidos para empresas situadas em regiões com grande potencial madeireiro, objetivando legalizar produtos florestais extraídos ilegalmente, enganando assim os órgãos de fiscalização. Desta forma, os produtos com aparência de legalidade eram inseridos no mercado consumidor.
 
A partir do monitoramento sistemático dos sistemas de controle florestal, foi identificado que os investigados causaram prejuízos ambientais estimados em mais de R$ 15 milhões, apenas em 2018.
 
Os investigados responderão por crimes diversos contra a flora, furto e receptação de madeira, lavagem de capitais e falsidade ideológica.
 
(Com informações da assessoria)
Imprimir