Imprimir

Imprimir Notícia

22/01/19 às 11:28 | Atualizada: 22/01/19 às 11:43

Com mato-grossense entre os melhores, poker no MT tem bons resultados e projeta ano positivo

A região centro-oeste vive um grande momento no poker. Muito disso é impulsionado pelo momento extraordinário vivido por Saulo Sabioni. O sul-mato-grossense é o atual campeão do Campeonato Brasileiro de Poker (também conhecido como BSOP) e se estabeleceu como um dos melhores do país. No entanto, há mais competidores de destaque no centro-oeste do que Sabioni e um deles é o mato-grossense Leandro Zavodini.

Há tempos no rol entre os melhores do poker brasileiro, Zavodini representa o poker mato-grossense Brasil afora. Apesar de não ser tão frequente nos torneios brasileiros como em outras temporadas, ele conseguiu bons resultados na última etapa do Campeonato Brasileiro de 2018 — alcunhada de BSOP Millions.

Ao todo, Zavidini ficou entre os 20 primeiros em um evento chamado Super High Rollers e também se destacou em outros — incluindo o evento principal que contou com mais de três mil participantes. “A paixão pelo poker começou em 2013. Comecei aos poucos e fui entendendo como funciona”, afirmou o atleta.

Zavodini também já conseguiu resultados expressivos a nível internacional. Em 2017, na realização de uma etapa do BSOP no Uruguai, o mato-grossense figurou entre os líderes após o primeiro dia de competição e terminou a semana de torneios com uma terceira colocação em um evento paralelo ao principal.

O grande resultado da carreira de Zavodini veio em 2016, quando ele ficou com a segunda colocação do BSOP Millions e ajudou a colocar o poker de Mato Grosso em evidência. Na ocasião, o também mato-grossense Douglas Zimmermann ficou entre os seis primeiros.


 
Zimmermann (foto) em ação em uma das etapas do BSOP - Foto: Unknown >>> Pokerstars
Os bons resultados de Zavodini se estendem para Henrique Logrado. Conhecido nas mesas digitais como “RickLogrado”, o especialista na modalidade online venceu alguns torneios pela internet no ano passado. Uma das maiores conquistas foi no Daily Cooldown, do PokerStars, quando o mato-grossense conseguiu superar grandes competidores como o paranaense Thiago Crema.

Já em 2017, Logrado ganhou um dos torneios do Spring Championship of Online Poker (SCOOP), que é um dos maiores circuitos online do mundo. Na ocasião, ele bateu mais de 700 adversários para ficar com o título.

Na alçada online, Mato Grosso também conta com Luiz Bruno como um grande destaque. De Cuiabá, segundo o site PocketFIves ele está entre os 100 melhores do Brasil na modalidade online. Em um ranking que computa quase três mil competidores, estar em uma posição tão alta assim é motivo de muito orgulho para o poker mato-grossense.

Todo esse sucesso individual dos mato-grossenses é replicado para outros competidores e, consequentemente, se reflete no desempenho coletivo.

Em 2018, Mato Grosso disputou ao lado de outras 19 seleções estaduais o Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE). Os competidores Lindomar Oliveira, Douglas Zimmermann, Joice Cristiane Ciocari Verle, Izidio Pereira Junior, Leandro Zavodini, Diego Gomes de Abreu e Ulisses Fitipaldi representaram as cores de Mato Grosso.

No fim da competição, que durou um fim de semana em evento paralelo a uma etapa do Campeonato Brasileiro de Poker (em São Paulo), Mato Grosso ficou com a 13ª colocação. A colocação não foi alta, porém, positiva pelo fato do Estado ter superado outras sete seleções.

O CBPE existe desde 2013 e a participação no ano passado foi a primeira de Mato Grosso na história da competição. Evento que existe para fomentar o nível de competição entre os Estados, certamente os competidores mato-grossenses ganharam muita experiência com a presença.

Em termos organizacionais alguns pontos positivos marcaram o poker mato-grossense em 2018, como a realização do torneio 100k garantidos. Organizado pela Poker Action Brasil, o evento foi realizado no espaçoso Malai Manso Resort (Chapada dos Guimarães) em março e reuniu vários atletas de muita qualidade a nível nacional. Em novembro, outra edição foi realizada, algo que reforçou ainda mais a disputa do poker em ambiente profissional no Estado.

A reputação de um Estado no poker é medida pela qualidade de seus competidores e também pela organização local para difundir a modalidade em alto nível. Mato Grosso está seguindo o caminho certo para chegar ao topo do poker nacional com profissionais que brilham em muitos torneios e a realização de grandes eventos que impulsiona esse esporte das cartas na região.
Imprimir