Imprimir

Imprimir Notícia

30/11/18 às 21:03

Ideia inovadora cria dispositivo para controlar ligações de água no Mato Grosso

De 10 ligações de água e esgoto em Cuiabá, quatro são clandestinas. O dado é preocupante e, de acordo com a Prefeitura de Cuiabá, configura um dos maiores problemas do setor de saneamento da capital. A problemática, no entanto, virou pano de fundo para o desenvolvimento de um projeto inovador no Mato Grosso, o Controlador de Desperdício de Água. A ideia surgiu de um estudante, após a tubulação do prédio em que ele estuda romper e, por falta de um monitoramento, o problema ser identificado somente dois dias depois.

Tanto casos como esse que originaram o projeto como as ligações clandestinas causam desperdício de água e podem até mesmo contaminar a rede de abastecimento de água, além de prejudicar o abastecimento de água às residências. O Controlador de Desperdício de Água foi pensando por alunos do SENAI de Mato Grosso, venceu a etapa regional do Inova SENAI e foi indicado à nível nacional, ficando entre os 25 melhores do país.

Segundo o instrutor de formação profissional do SENAI e um dos idealizadores do projeto, Luiz Cláudio dos Anjos Oliveira Junior, hoje há no mercado opções para monitoramento eletrônico de energia, internet, mas faltava um para água. Ele explica que o controlador consegue converter um sinal que hoje é mecânico em um sinal elétrico, controlando assim o fluxo de água que está passando pela tubulação. Ao menor sinal de mudança nesse nível, os gestores ou moradores, no caso do uso em residências, serão avisados.

O responsável por isso é um instrumento, instalado junto com o hidrômetro, que em três meses estava pronto. A agilidade, segundo Luiz, é porque foram usados dispositivos que já existiam no mercado, como o hidrômetro, um modelo convencional; e o sistema de fechamento da tubulação, que também já é usado pelas empresas do segmento. O trabalho ficou por conta da codificação e do desenvolvimento do aplicativo, que fará a comunicação entre celular e hidrômetro.

“Ele teria uma aplicação para o grupo residencial, para você ter o controle e ter em tempo real o consumo que você tem, saber se tem uma tubulação estourada. Ou, a gente pode pegar a nível industrial. Quero fazer uma mistura de líquidos, tenho um dispositivo com hidrômetro de um lado, hidrômetro do outro, meço o fluxo que está saindo de um lado, do outro, ou uma companhia, semelhante à Sanecap, ela tem uma adutora da rua, ela pode instalar um hidrômetro maior e medir. Então, dentro de uma hora, passou 10 mil m³, ela vai fazer a somatória de todos os hidrômetros da região e saberá se está tendo vazamento de água, algum desperdício, sem precisar abrir buraco, haver denúncia”, explica Cláudio.

A ideia do grupo é trabalhar por transferência de tecnologia, ou seja, passar o projeto para uma grande empresa do segmento, que esteja no mercado, para que ela ponha a ideia em prática em benefício da indústria e da população.

Incentivo à inovação

Criado em 2012, o Inova está alinhado à prática pedagógica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que estimula a cultura de inovação a partir do desenvolvimento de projetos como situação de aprendizagem. O prêmio desafia alunos e docentes da instituição a pôr em prática os conhecimentos e desenvolver produtos e processos inovadores alinhados às necessidades e aos interesses da indústria brasileira. Os melhores projetos são apresentados a um fórum de investidores que podem tirar a ideia do papel e levar o processo ou o produto desenvolvido para o mercado.
Veja mais detalhes aqui.
Imprimir