Imprimir

Imprimir Notícia

24/11/18 às 19:04

Filha de porteiro passa em quatro faculdades de medicina e estudará nos EUA

A origem humilde de Larryssa Gonçalves nunca a impediu de sonhar alto. A jovem de 19 anos passou em quatro universidades em 2017 após realizar a prova do Enem e neste ano foi selecionada para um curso de oito meses nos Estados Unidos.

Filha do porteiro Marcondes Fernandes e da secretária Dulce Gonçalves, a menina era bolsista na escola onde os pais trabalhavam em Paulista, Grande Recife, no Pernambuco.

Na época do vestibular ela foi aprovada em medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde cursa o primeiro período da graduação.

A oportunidade para estudar nos EUA surgiu da vontade da menina de se especializar em neurologia. Com a matéria ainda distante da sua grade de aulas, a menina se inscreveu em um curso de oito meses, estudou somente em casa e foi selecionada para a The George Washington University.

“Tive opiniões de amigos que disseram ‘não faz slide, faz uma coisa diferente, porque muitos alunos já fizeram e você tem que mostrar uma diferença’. Foi quando optei por apresentar com argumentos e post-its, que eu usei para simbolizar as áreas que eu iria apresentar. Agora, meu plano é terminar minha faculdade lá. Estou lutando para isso”, explicou a menina em entrevista à TV Globo.

Diretor da escola onde Larryssa estudou, Genes Fernando conta que a jovem teve o melhor desempenho entre todos os alunos que já passaram pela instituição. Hoje ela se tornou uma verdadeira inspiração para os estudantes.

“Quando ela retornou do Rio de Janeiro, a levei de sala em sala. Vi o brilho dos olhos dos alunos, que sabem que também têm condições de realizar seus sonhos. Um aluno do sexto ano disse ‘professor, o que aconteceu com ela é um conto de fadas’. Foi uma menina de origem pobre, os pais são funcionários da escola, mas ela é muito esforçada. Procurou fazer o curso de inglês, fala o idioma fluentemente. É uma aluna que inspira novos alunos”, conta o diretor.

“Sempre fui disciplinada, tanto que, desde pequena, minha mãe fazia horário de estudo comigo. Na sétima série, eu tinha horário de estudo. Sempre tive essa educação voltada para crescer”, explica Larryssa.

Márcia Karine, psicóloga que acompanhou o desenrolar da história de Larrysa, conta que a persistência foi a principal aliada da jovem ao longo de sua trajetória.

“A receita do sucesso é você ter um objetivo na vida. Daí você traça metas. Nem sempre essas metas são garantias, mas você está trabalhando com as coisas que podem dar certo e errado, para evitar a frustração”, concluiu.
Imprimir