Imprimir

Imprimir Notícia

17/10/18 às 19:35

Com 31 mil votos no Araguaia, Gaspar se torna nova liderança na região

O resultado das eleições 2018 levou o ex-prefeito de Confresa Gaspar Lazari (PSD) a segunda suplência a deputado federal. Mas outra conquista ainda é comemorada por um dos representantes do Araguaia no pleito deste ano. Com mais de 31 mil votos só na região, Gaspar é a nova liderança política do leste de Mato Grosso e mostra que uma gama de eleitores aderiu ao discurso do regionalismo.

Numa decisão relâmpago do PSD, a menos de 60 dias do 7 de outubro, Gaspar torna-se pré-candidato a deputado federal. Com tempo curto para a execução da campanha, o ex-prefeito de Confresa iniciou sua caminhada eleitoral na cidade que governou por três mandatos. Nesses dois meses, ele colocou seu rosto no imaginário do eleitorado.

“Saio de cabeça erguida dessa jornada. Estou otimista para o futuro, tendo em vista que o Araguaia reconheceu a importância do regionalismo”, afirma ao Semana7.

Gaspar concentrou sua campanha no Araguaia, onde buscou estabelecer sua base eleitoral. Cerca de 30 prefeitos e ex-gestores do leste do estado declararam apoio a Gaspar, além de vereadores e figuras importantes em todas as cidades que passou. A sustentação resultou em Gaspar como líder de votos na maioria dos municípios da região, à frente de muitos nomes expressivos.

No estado, foram 40.470 votos a ele, que ficou a pouco mais de 9 mil para conquistar uma cadeira na Câmara Federal. O candidato eleito menos votado de Mato Grosso, Juarez Costa (MDB) alcançou 49.912 votos.

“Foi uma surpresa. Muitos não acreditaram na nossa proposta, não achavam que a gente teria chances. Não fui eleito, mas obtivemos um bom resultado nessas eleições”, destaca o peessedista.

Em Confresa, grande parte do eleitorado apostou no seu primeiro prefeito. Gaspar conquistou 8.079 votos, muito à frente do reeleito Carlos Bezerra (MDB), com 662. Sua vitória no município foi ainda maior sobre o eleito mais bem votado do estado, o futuro deputado Nelson Barbudo (PSL), que atingiu apenas 406 votos.

Em Barra do Garças, o resultado também mostrou que a candidatura de Gaspar tirou espaço de políticos já consagrados. Bezerra, correligionário do influente Roberto Farias, prefeito do munícipio, ficou a mais de 800 votos atrás do confresense.

Expressiva também foi a votação ao candidato em Cuiabá. Com pouca influência na capital, Gaspar alcançou os 3.079 votos.

Nos dois meses de campanha o candidato do PSD levantou a bandeira do regionalismo e defendeu que os eleitores do Araguaia votassem em candidatos da região. Segundo ele, era hora de as pessoas entenderem a importância de colocar no Congresso Nacional representantes conhecedores das demandas locais.
Imprimir