Imprimir

Imprimir Notícia

05/10/18 às 15:43

Veja opções de como conquistar uma bolsa de estudos em uma universidade

Milhares de estudantes ingressam em universidades privadas por meio de bolsas de estudo anualmente. Essas oportunidades são disponibilizadas tanto pelo governo federal como por outras instituições e pelas próprias universidades particulares. Em muitos casos, no entanto, é necessário atender a uma série de requisitos para pleitear essas vagas – por exemplo, ter feito o Ensino Médio em escolas públicas.

As opções oferecidas pelo governo são algumas das principais formas de se obter uma bolsa de estudos. O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma delas. Esse programa oferece bolsas que cobrem 100% ou metade das mensalidades de um curso de graduação. Para se candidatar às oportunidades, é necessário atender a uma série de pré-requisitos.

O estudante precisa ter feito a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter tirado pelo menos 450 de média e nota acima de zero na redação. Além disso, existem outras condições. O indivíduo precisa ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo ou três salários mínimos para conseguir bolsa integral e parcial, respectivamente, e ter feito o Ensino Médio inteiro em escola pública ou parte dele no sistema público de ensino e parte no sistema privado, desde que tenha sido por meio de bolsa. Pessoas com deficiência física e professores da rede pública também podem ter acesso ao programa.

O Fies (Financiamento Estudantil) não é uma bolsa de estudos, mas uma oportunidade para quem não tem dinheiro no momento para custear uma graduação privada. Com ele, os estudantes podem fazer o financiamento e pagar a graduação apenas depois da conclusão do curso. Nos últimos anos, o programa passou por algumas transformações.

Atualmente, as taxas de juros estão vinculadas a três categorias. Na primeira delas não há cobrança de juros, enquanto na segunda e na terceira, a taxa depende da instituição financeira. Para se candidatar, é necessário atender a alguns critérios, entre eles a condição socioeconômica e a nota do Enem.

Além dessas opções oferecidas pelo poder público, o estudante tem outras alternativas. Cada instituição privada tem o seu programa de bolsas de estudos, muitas vezes vinculado à nota do Enem. Também existem programas que possuem instituições parceiras e que oferecem descontos para os estudantes.
Imprimir