Imprimir

Imprimir Notícia

30/09/18 às 09:17

Wellington Fagundes apresenta proposta para obras da Ferrogrão

O candidato ao governo do Estado, Wellington Fagundes (PR), apresentou proposta à Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) de promover estudos para a utilização do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) 2 para a construção da Ferrogrão, ferrovia que ligará Sinop (MT) a Miritituba (PA). Liderando a maior frente de oposição à atual gestão, Wellington se reuniu ontem (28) com a diretoria da associação. 

De acordo com Wellington, é fundamental que o Governo do Estado promova diálogo constante com os representantes dos produtores e demais categorias para ajudarem no desenvolvimento de Mato Grosso.

"Como governador, quero sempre dialogar com vocês e é importante debater essa questão do Fethab 2. Quem sabe os próprios produtores encontram nesse fundo a solução para a Ferrogrão. É preciso promover o estudo jurídico e se os produtores estiverem de acordo, podemos acelerar o processo de construção da ferrovia”, explicou o candidato.

O compromisso feito com o atual governo pelos produtores é de extinção do Fethab 2 em 30 de dezembro desse ano. A ideia de utilização desses recursos para investimento na ferrovia foi bem recebida. 

 Ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antônio Pagot participou da reunião e reconheceu o trabalho de Wellington Fagundes ao longo dos anos na área de logística.

 “Reconheço você como um fazedor, é obstinado, vai atrás, tem colocado sucessivos recursos na logística em Mato Grosso. Não adianta vir governo chororô pela frente, Mato Grosso não merece um governo chororô. Tudo se resolve na competência. De uma coisa tenho certeza: faça chuva ou faça sol, todos os dias o dinheiro está na conta do Governo do Estado, pois ele arrecada”, afirmou.

 Pagot avaliou que disciplinando a arrecadação e adotando um bom modelo de administração, sobra dinheiro para investimentos. “Exatamente por você ser um fazedor, acredito muito no seu potencial. Você tem condições de fazer as estruturas, trazer os investimentos necessários que Mato Grosso precisa, com segurança jurídica”. 

Diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira avaliou que a proposta do candidato Wellington Fagundes é interessante, pois a ferrovia será importante para todo o Estado, com impacto direto na região Norte.

“Como o Fethab 2 vai ser extinto em 30 de dezembro, a ideia é criar algo semelhante a esse fundo, que está sendo discutido pelo setor produtivo, para a construção da Ferrogrão. Reduzindo o custo do frete, é possível aumentar a rentabilidade da produção, gerando mais emprego e renda para a população”, comentou.

 A coligação de Wellington, 'A Força da União’, é composta por dez partidos (PR, PMN, PROS, PC do B, PODEMOS, PP, PT, PV, PRB e PTB) e tem Sirlei Theis como candidata à vice-governadora, além de Adilton Sachetti e Maria Lúcia Cavalli como candidatos ao Senado Federal. 
Imprimir