Imprimir

Imprimir Notícia

16/09/18 às 08:13

Alemanha celebra reunificação do país e faz apelo à proteção ambiental

O embaixador e a embaixatriz da Alemanha no Brasil, Georg e Sabine Witschel, ofereceram uma linda festa, na residência oficial do país, para celebrar o Dia da Unidade Alemã, que marca os 28 anos da reunificação da Alemanha. Georg Witschel convidou o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, para falarem juntos, na noite dessa quarta-feira (12/9), sobre a proteção do meio ambiente e da biodiversidade por meio do combate à mudança climática.

A festa contou com a presença de embaixadores, de Torquato Jardim, ministro da Justiça, Gilmar Mendes e Herman de Vasconcellos, do Supremo Tribunal Federal (STF), e políticos.

“Multilateralmente, o Brasil e a Alemanha se empenham em um conjunto ambicioso de normas, como o Acordo do Clima de Paris. Estamos torcendo para que a Conferência Climática COP 25 aconteça no próximo ano aqui”, disse o embaixador.

A Alemanha é um dos maiores parceiros do Brasil na luta em prol do meio ambiente, com a proteção da Floresta Tropical brasileira. “Somos o segundo maior financiador do Fundo Amazonas, depois da Noruega”, lembrou.

O ministro do Meio Ambiente falou da importância da cooperação na agenda ambiental e do desenvolvimento sustentável, como um dos pilares fundamentais da parceria estratégica bilateral.

Edson lembrou um dos momentos mais emocionantes já vividos por ele, justamente em Berlim. Em visita a um centro de recuperação de aves raras, o ministro encontrou um grupo de ararinhas azuis, mesma espécie que se esforçou para tentar preservar no interior da Bahia, onde vivia. “Como jovem da causa ambiental, eu vi a última ararinha em liberdade e lutei com parceiros isolados naquele canto do mundo seco para tentar salvá-las e nós não conseguimos”, disse emocionado.
 
Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles
Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles
Ministro Edson Duarte
 
Este ano, os hinos nacionais dos dois países, que antecederam o discurso do embaixador, foram apresentados pela Orquestra Reciclando Sons, da cidade Estrutural, no lugar da tradicional banda das Forças Armadas. Os jovens músicos encantaram os convidados.

Os presentes provaram alguns sabores de sucos de frutas do Cerrado da cooperativa Araguaia – Polpa de Frutas, de São Felix do Araguaia, fomentada pelo Fundo Amazonas e pela instituição alemã católica Misereor. Eles também conheceram quatro modelos de carros elétricos e híbridos, expostos na embaixada.

Muito espirituoso, o anfitrião disse que evitaria falar de futebol, por ser algo delicado para os dois países. “Esse assunto é difícil, pois nos últimos dois anos eu não pude falar sobre o esporte – uma temática sensível, um tabu, um trauma… Depois da Copa do Mundo na Rússia poderia novamente abordar esse tema – mas agora não quero mais. Os senhores sabem por quê”, brincou.
Imprimir