Imprimir

Imprimir Notícia

11/09/18 às 12:43

Lideranças Xavante de Paranatinga declaram apoio a Gaspar

O candidato a deputado federal Gaspar Lazari (PSD) foi recebido em Paranatinga, no feriado da Independência (7), por caciques da etnia Xavante. A adesão dos indígenas propiciou a discussão sobre as demanda dos povos originários de Mato Grosso. Parte da comunidade evangélica também declarou apoio ao candidato.

Pela primeira vez, em Paranatinga, Gaspar realizou uma reunião diversa, na casa de um amigo, com a presença de lideranças indígenas, evangélicas, entre outras figuras. Ele falou sobre o desejo que tinha de conhecer o município e destacou que era uma satisfação finalmente estar na região.

Reunido com os Xavante da Terra Indígena Marechal Rondon, que habitam a região de Paranatinga, Gaspar prometeu mais incentivo aos povos originários. “Vamos investir nas aldeias para que os índios possam plantar suas lavouras, terem seus sustento e cuidar de suas famílias”, destaca.

O cacique Darcy Xavante expressou o apoio a Gaspar em nome de outros líderes de aldeias da etnia. Segundo ele, seu povo busca um candidato preocupado com Mato Grosso e com os indígenas. “Queremos a sua força. Estamos apoiando nele, como caciques, junto a nossa comunidade Xavante de Paranatinga. Por isso estamos pedindo o voto a vocês mato-grossenses.”

Na reunião, Gaspar também comentou sobre a implantação de um curso de medicina na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O campus Araguaia, localizado em Barra do Garças, como pólo educacional em ensino superior já estabelecido, é umas das unidades cogitadas para receber o curso. Porém o município ainda carece de estruturas específicas, como um hospital regional.
Imprimir