Imprimir

Imprimir Notícia

10/09/18 às 20:01

MT: a poucos dias do início do plantio de soja, entrega de sementes ganha força

Com o sinal verde para a próxima safra de soja se aproximando, as atenções estão voltadas para a entrega das sementes que vão ser cultivadas. No estado que mais produz o grão no Brasil, a expectativa é de que as lavouras ocupem cerca de 9,5 milhões de hectares. Pelo menos 60% desta área devem ser semeados com o insumo produzido nas sementeiras do estado.

A estimativa é da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat). Segundo Adriana Bernabé, que é diretora-executiva da entidade, cerca de 6,2 milhões de sacas de 40 quilos de sementes produzidas pelos associados da Aprosmat devem ser entregues nas fazendas espalhadas pelo estado. Os embarques começaram na semana passada e devem se intensificar nos próximos dias.

Como a semente é a base da agricultura, a associação reforça a importância do cuidado, não só na hora de produzir o insumo, mas também durante o transporte e armazenamento. O manejo correto é fundamental para definir a qualidade da semente. Pelo quarto ano seguido, os motoristas que realizam as entregas do insumo recebem instruções sobre a melhor maneira de guardar as sementes nos caminhões e quanto às condições de temperatura e local de armazenagem da semeadura. A ação faz parte de uma campanha orientativa, que visa minimizar os riscos de que a qualidade da semente possa ser ameaçada durante estas etapas “pré-plantio”.

Aprosmat  apresenta uma série de palestras para MT

Em comemoração aos seus 38 anos de fundação, a Aprosmat realiza esta semana a “Rodada Aprosmat 38 anos com Lars Grael”. O primeiro encontro será nesta segunda-feira em Cuiabá (10). Com temas de superação, espírito de equipe, planejamento e prevenção a acidentes, o escritor e velejador olímpico vai percorrer as cidades de Canarana (11/09 às 10h), Primavera do Leste (11/09 às 19 horas), Tangará da Serra (12/09), Sorriso (13/09) e Rondonópolis (14/09).
Imprimir