Imprimir

Imprimir Notícia

06/09/18 às 00:16

Bolsonaro lidera com 22% a primeira pesquisa após impugnação de Lula

O Ibope divulgou na noite desta quarta-feira (5) a primeira pesquisa para presidente da República após a impugnação da candidatura do ex-presidente Lula pelo Tribunal Superior Eleitoral. Fernando Haddad foi o substituto como representante do PT.

De acordo com o levantamento, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) tem 22%, das intenções de votos, seguido de Marina Silva (Rede) com 12%, Ciro Gomes (PDT) 12%, Geraldo Alckmin (PSDB) 9%, Fernando Haddad (PT) 6%, Alvaro Dias (Podemos) 3%, João Amoêdo (Novo) 3%, Henrique Meirelles (MDB) 2%, Guilherme Boulos (PSOL) 1%, Vera (PSTU) 1% e João Goulart Filho (PPL) 1%. Não pontuaram os candidatos: Cabo Daciolo (Patriota) e Eymael (DC). Os votos brancos e nulos representam 21% e não sabe ou não respondeu 7%.

2º Turno

Na simulação de um segundo turno na disputa presidencial, os cenários seriam esses:
Ciro 44% X Bolsonaro 33%, votos brancos e nulos 19% e não sabe ou não respondeu 4%.
Alckmin 41% X Bolsonaro 32%, votos brancos e nulos 23% e não sabe ou não respondeu 4%.
Bolsonaro 33% X Marina 43%, votos brancos e nulos 20% e não sabe ou não respondeu 3%.
Haddad 36% X Bolsonaro 37%, votos brancos e nulos 22% e não sabe ou não respondeu 5%

Rejeição

Os eleitores foram questionados sobrem quem eles não votariam de forma alguma:
Bolsonaro 44%
Marina 26%
Haddad 23%
Alckmin: 22%
Ciro: 20%
Meirelles: 14%
Cabo Daciolo: 14%
Eymael: 14%
Alvaro Dias: 13%
Boulos: 13%
Vera: 13%
Amoêdo: 12%
João Goulart Filho: 11%
Poderia votar em todos: 1%
Não sabe/não respondeu: 10%

Sobre a pesquisa o Ibope informa que foram entrevistados 2.002 eleitores entre os dias 1 e 3 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95. A pesquisa está registrada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) : BR-05003/2018

Nota do Ibope

Como informado ontem, na pesquisa de intenção de votos realizada entre os dias 1 e 3 de setembro, para seguir as decisões decorrentes do indeferimento da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, que proibiram, entre outras coisas, que o ex-presidente participasse, como candidato, de atos de campanha, o Ibope deixou de aplicar o questionário em que o nome de Lula aparecia como postulante ao cargo de presidente da República, como constava do registo da pesquisa feito no TSE.

O instituto pesquisou apenas o cenário em que o nome de Fernando Haddad, candidato a vice-presidente pelo PT, aparecia juntamente com os candidatos que pediram registro.


O Ibope indagou ao TSE se este procedimento estava correto.

Em sua decisão de hoje, o ministro Luiz Felipe Salomão explicou que, segundo a lei, o TSE está impedido de responder a consultas como essa durante o período eleitoral.


Diante disso, e convicto de que agiu de boa fé e dentro da lei, e, ainda, no intuito de não privar o eleitor de informações relevantes sobre a situação atual das intenções de voto na eleição presidencial, o Ibope, decidiu liberar os resultados da pesquisa para divulgação, decisão que contou com o apoio dos contratantes TV Globo e o ‘Estado de S.Paulo’.”
Imprimir