Imprimir

Imprimir Notícia

28/08/18 às 17:18

Descubra as tecnologias que ajudam a preservar o meio ambiente

A palavra “tecnologia”, segundo o dicionário, significa “teoria geral e/ou estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana (p.ex., indústria, ciência etc.)”. Quando ouvimos o termo tecnologia, sempre associamos aos computadores e celulares mais modernos e outras máquinas que são absolutamente avançadas, porém como vimos acima “tecnologia” é algo muito mais amplo.

Além de, obviamente, utilizar os meios mais modernos para alcançar resultados, a tecnologia é também um conjunto de conhecimentos que nem sempre utilizam itens “tecnológicos” como costumamos conhecer. Muitas vezes a solução apresentação por determinada tecnologia é simples e não utiliza a inteligência artificial. Seguindo esse conceito, reunimos abaixo alguns exemplos de tecnologias - modernas e também tradicionais - que ajudam na preservação do meio ambiente. Confira!

Compostagem doméstica
Um grande exemplo de tecnologia tradicional, o equipamento de compostagem caseira é bem simples: normalmente, são 3 caixas plásticas sobrepostas com uma torneira acoplada, preenchidas com terra e minhocas, e nada além disso. Esta estrutura serve para reduzir a quantidade de lixo orgânico descartado e reaproveitá-lo, transformando-o em adubo para hortas ou demais cultivos. A estimativa é que, com a compostagem residencial, seja possível reduzir até 70% do lixo orgânico gerado em casa. Cascas de frutas e legumes, talos, folhas de verduras, folhas secas, alimentos cozidos, borra de café, entre outros resíduos, podem ser depositados na composteira.

Aquecedor solar
A tecnologia do aquecedor solar é uma das que mais beneficiam o meio ambiente, e de quebra proporcionam uma grande economia no orçamento de residências, empresas e indústrias. Este sistema utiliza a energia solar captada por placas para aquecer a água que abastece torneiras, chuveiros, e até mesmo piscinas. O sol é uma fonte inesgotável de energia, portanto sua utilização não traz impactos negativos ao meio ambiente.

Biocombustíveis
Combustíveis extraídos da cana de açúcar, como o etanol, fazem cada vez mais parte da oferta nacional. No Brasil são mais de 400 usinas dedicadas à produção deste biocombustível, que vem de uma fonte renovável de energia e não impacta negativamente o meio ambiente.

Reciclagem energética
Na reciclagem energética, os resíduos são transformados em energia térmica (de aquecimento) ou energia elétrica. Os elementos utilizados são aqueles que não podem ser aproveitados na reciclagem tradicional, e ajudam a reduzir a exploração das fontes não renováveis, além de reduzir o lixo.
Imprimir