Imprimir

Imprimir Notícia

27/08/18 às 20:12 | Atualizada: 27/08/18 às 20:22

Corrida Presidencial em Mato Grosso - Ibope mostra Lula com 40%; Bolsonaro tem 23% e Marina 7%

O Instituto Ibope divulgou na última sexta-feira (24) os números sobre as eleições de 2018 em Mato Grosso. Além da divulgação relativa as eleições ao Governo do Estado e ao Senado da República, o instituto também avaliou a preferência dos matogrossenses acerca da eleição presidencial.

De acordo com o levantamento, o ex-presidente Luís Inácio “Lula” da Silva (PT) possui 40% das intenções de voto para a presidência da República na modalidade “estimulada” – onde uma lista com os candidatos é apresentada aos entrevistados. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) alcança 23%. Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) atingem 7% e 5% respectivamente, seguidos pelo ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com 4%.

O Ibope ouviu 812 pessoas entre os dias 21 e 24 de agosto. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no registrada no TRE-MT sob o número MT-04065/2018.

De acordo com o levantamento, Lula e Bolsonaro empatam apenas entre os mais jovens (que possuem entre 16 e 24 anos) com 32% das intenções de voto cada um. Aqueles que responderam a pesquisa e que possuem 35 anos de idade ou mais apontam que o ex-presidente tem a preferência de 45% e que Bolsonaro possui 19% na pesquisa estimulada desta faixa etária.

Lula também é a preferência das mulheres que responderam a pesquisa. O Ibope aponta que 39% do sexo feminino escolheria o ex-presidente e só 16% declararam o voto em Bolsonaro. Entre os homens 40% optaram por Lula e 31% querem o deputado federal do PSL como próximo presidente do Brasil.

O ex-presidente também apresenta vantagem entre os eleitores que possuem até a 8ª série do ensino fundamental, com 47% da preferência. Bolsonaro tem 18%. Já os que concluíram o  ensino superior Lula soma 31% e o deputado federal tem 28%. Na estimulada, os votos brancos, nulos e de eleitores que não souberam responder somam 15%.

VOTOS VÁLIDOS

Na categoria onde são computados apenas os votos válidos (onde são excluídos os brancos e nulos), Lula tem 46% e Bolsonaro soma 27%. Marina Silva alcança 8%, Ciro Gomes 6% e Geraldo Alckmin atinge 5% da preferência dos eleitores.

Num cenário sem Lula – o ex-presidente está preso desde o dia 7 de abril deste ano, onde cumpre pena de 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e sua candidatura ainda será julgada pela Justiça Eleitoral -, Bolsonaro lidera a disputa com 27% das intenções de voto, seguido por Marina Silva (15%), Ciro Gomes (8%) e Geraldo Alckmin (7%).

SEM LULA

O Ibope também simulou um cenário sem a presença de Luiz Inácio Lula da Silva, que tem o registro contestado em função de sua prisão por conta de uma condenação há 12 anos de prisão, e com a inclusão do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). Neste cenário, o deputado Jair Bolsonaro lidera com 27% das intenções de voto, seguido por Marina Silva, com 15%.

O terceiro colocado é o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, com 8%, e o quatro Geraldo Alckmin, com 7%. Álvaro Dias e Fernando Haddad estão empatados com 3%, seguido de Vera (PSTU), com 2%.






Imprimir