Imprimir

Imprimir Notícia

25/08/18 às 20:07 | Atualizada: 26/08/18 às 23:08

Gaspar prestigia feirantes em São Félix do Araguaia

O candidato a deputado federal Gaspar Lazari (PSD), visitou ontem (25), a Feira Municipal de São Félix do Araguaia. Na oportunidade cumprimentou a todos pelo Dia do Feirante que é comemorado no país, em 25 de agosto.

“Nós temos que valorizar essa gente que alimenta nossas cidades. Os feirantes, na sua grande maioria, são pequenos produtores e trabalham duro durante toda a semana para trazer sua produção para cidade, comercializa-las, e assim, sustentar suas famílias. Muitas vezes, o que se vende não é o suficiente para a despesa, é uma vida sofrida”, disse Gaspar Lazari.

Dona Cícera, de 61 anos, é um exemplo claro disso. Ela que reside no Projeto de Assentamento Bordolandia, todos os sábados se desloca até São Feliz do Araguaia, distante a 160 quilômetros por uma estrada de chão. No seu pequeno sítio, ela produz rapadura, queijos e outros quitutes para vender na Feira Municipal. “Não é fácil, é trabalhoso, mas ao mesmo tempo gratificante. Somos da roça e vivemos disso”, disse ela. 

Gaspar aproveitou para parabenizar os feirantes de São Felix do Araguaia, em nome dos feirantes do Estado, e disse que dentro do seu trabalho na Câmara Federal pretende desenvolver projetos que beneficiem de forma direta a classe. 

“Tenho certeza que em Brasília vamos fazer um planejamento, a começar por linhas de créditos que ajudem os produtores, desde o preparar da terra ao produto final na banca da feira”, afirmou. “Quero criar fontes específicas para aqueles que produzem nas pequenas propriedades e vendem em feiras. Com isso, terão mais capacidade de ganho e maior qualidade de vida.” 



O candidato expressou sua intenção de propor a criação de feiras cobertas no Nortão, como existem em cidades como São Félix do Araguaia, Campo Verde e Sinop. “Temos que seguir o exemplo dos lugares que deram certo e oferecer qualidade de trabalho e possibilidade de faturamento para os feirantes, e melhor comodidade aos consumidores”, explicou o candidato.

DIA DO FEIRANTE

Esta data é uma homenagem a primeira feira livre que ocorreu no país, em 25 de agosto de 1914, no Largo General Osório, em São Paulo. O Dia do Feirante é celebrado anualmente em 25 de agosto. 

Este é o dia de homenagear os feirantes que estão espalhados por todo o país, profissionais considerados como uma peça importante para movimentar a economia regional e nacional.

Com produtos frescos, frutas, legumes, verduras ou mesmo objetos para o lar, as feiras livres já se tornaram parte fundamental de quase todas as cidades no Brasil.

Em algumas regiões do país, durante esta data, são organizadas feiras e festas especiais em homenagem aos feirantes.

 
Imprimir