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22/08/18 às 12:03 | Atualizada: 22/08/18 às 12:22

Cenário sem Lula - Bolsonaro lidera corrida presidencial em 1º e 2º turnos, diz pesquisa

O pré-candidato do PSL à Presidência, deputado Jair Bolsonaro (RJ), lidera a disputa presidencial com apoio que varia de 21 a 25 por cento dependendo do cenário, tendo como rival mais próximo o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 12 por cento, enquanto os tucanos Geraldo Alckmin e João Doria têm empate técnico com 7 e 6 por cento, de acordo com pesquisa DataPoder360 divulgada nesta terça-feira.

Bolsonaro também vence todos os adversários nas simulações de segundo turno, com ao menos 10 pontos de vantagem contra todos os concorrentes. O deputado venceria a ex-ministra Marina Silva (Rede) por 35 a 25 por cento dos votos, derrotaria Ciro por 34 a 21 e também venceria o tucano Alckmin (31 a 20) e o petista Fernando Haddad (35 a 20), segundo levantamento feito por telefone – o que gera controvérsia entre os grandes institutos de pesquisa -, publicado no site Poder360.

O DataPoder360, divisão de pesquisas do portal de notícias Poder360, entrevistou 10.500 pessoas em 349 cidades das cinco regiões do país, de 25 a 31 de maio. O levantamento tem margem de erro de 1,8 ponto percentual, segundo o portal.

Na pesquisa, ex-prefeito de São Paulo João Doria, que atualmente postula ao governo paulista, foi testado pela primeira vez este ano em um levantamento sobre o Planalto, ante expectativas de setores do PSDB de que poderia ter resultado melhor que Alckmin, o pré-candidato oficial do partido, mas isso não se confirmou.

Em cenários separados, os dois tucanos ficaram em empate técnico, Doria com 6 por cento e Alckmin com 6 ou 7, dependendo do cenário, segundo o levantamento.

A pesquisa confirmou liderança de Bolsonaro no primeiro turno com ao menos 10 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, que foi o pedetisa Ciro Gomes nos três cenários pesquisados.

O levantamento não incluiu o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que atualmente está preso condenado em 2ª instância no âmbito da operação Lava Jato, o que deve inviabilizar sua candidatura devido à Lei da Ficha Limpa. Em pesquisas que incluem seu nome, Lula tem aparecido na primeira colocação, à frente de Bolsonaro.

Incluído como representante do PT na disputa, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad recebeu entre 6 e 8 por cento de apoio, enquanto a ex-ministra Marina Silva ficou com entre 6 e 7 por cento.
O senador Álvaro Dias (Podemos) registrou apoio entre 5 e 6 por cento, a deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB) ficou com 2 por cento e quatro candidatos ficaram com 1 por cento: o ex-ministro Henrique Meirelles (MDB), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), o empresário Flávio Rocha (PRB) e o ex-presidente Fernando Collor (PTC).

O percentual somado das pessoas que dizem escolher votar em branco, nulo ou que ainda não sabem em quem votar foi de 36 a 40 por cento, de acordo com o Poder360.

A abrangência das 10.500 entrevistas permitiu uma radiografia precisa da corrida presidencial neste momento, com possibilidades de cruzamentos relevantes considerando faixa etária, gênero, renda e nível de escolaridade. A margem de erro para o total da amostra é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos. O registro do estudo no TSE é BR-09186/2018.









DESTAQUES DA PESQUISA

A seguir neste post serão apresentados alguns pontos relevantes encontrados neste estudo do DataPoder360, o mais completo realizado até agora sobre a disputa presidencial de 2018.

É necessário levar em conta que a pesquisa foi realizada durante o auge do movimento de protestos de caminhoneiros e de empresas de transporte. O estudo já estava programado e não houve intenção de promover tal coincidência. Possivelmente o humor dos entrevistados pode ter sido afetado pela falta de abastecimento de combustíveis e de outros bens de consumo.

De forma resumida, a pesquisa mostrou o seguinte:
CRUZAMENTOS DE DADOS

A seguir, alguns dos cruzamentos de dados mais relevantes da pesquisa DataPoder360, considerando-se o cenário 3, que tem o maior número de candidatos.

É importante notar que a margem de erro de 1,8 ponto percentual vale apenas para a base total da pesquisa. Mas como foram entrevistadas 10.500 pessoas, cerca de 2.100 em cada uma das 5 regiões do país, os dados a seguir expressam com precisão o sentimento do eleitor neste momento.








CERTEZA DO VOTO

Depois de perguntar em quem os eleitores votariam se a eleição fosse hoje, o DataPoder360 indagou sobre a certeza da decisão dos entrevistados.

Para 49%, o voto presidencial já está decidido. Esse grupo responde que votará com certeza em outubro da forma que expressou sua opinião agora.

A outra metade do eleitorado se divide em 25% que dizem ainda poder mudar de opinião e 26% que ainda não escolheram candidato ou não quiseram responder.




No cenário 3 (o mais longo, com mais candidatos), nota-se que o voto mais consolidado no momento é o de Jair Bolsonaro: 77% dos bolsonaristas dizem que não mudarão mais de opinião até a eleição.

O voto menos consolidado, paradoxalmente, é o de Marina Silva: apenas 41% de seus eleitores dizem que não mudarão mais de opinião até outubro. Trata-se de algo curioso, pois a pré-candidata da Rede pontua bem nas simulações de 1º turno e é quem mais ameaça Bolsonaro num eventual 2º turno.




Para o cientista político Rodolfo Costa Pinto, que coordena as pesquisas do DataPoder360, “tanto Marina Silva quanto Bolsonaro incorporam em certa medida na visão do eleitorado brasileiro a ideia do outsider, uma espécie de voto de protesto contra tudo o que está aí”.

Ainda segundo Costa Pinto, os 2 candidatos “representam 2 lados da mesma moeda. Marina é a materialização do espírito do politicamente correto. Já Bolsonaro é conhecido por não se importar com o que é o que não é politicamente correto ao se apresentar publicamente”.

Costa Pinto acredita que uma parte do voto declarado em Marina Silva venha de eleitores que gostariam de ter uma opção mais próxima do que se chama de “politicamente correto”. Mas muitos “são pessoas que ainda não têm muita certeza sobre votar mesmo na candidata da Rede. Essa pode ser uma explicação para ela não ter 1 voto tão firme”.




CENÁRIOS DE 2º TURNO

O DataPoder360 testou 4 cenários de possíveis embates de 2º turno. Em todos Jair Bolsonaro vence com vantagem de 10 pontos percentuais ou mais contra seus adversários.

O “não voto” é alto nas 4 simulações. Brancos, nulos e pessoas que não sabem ou não respondem somam de 41% a 48%, conforme a combinação de candidatos.

O percentual de “não voto” é maior (48%) no confronto de Bolsonaro com Alckmin. Uma indicação das dificuldades do tucano para atrair indecisos.







CONHEÇA O DATAPODER360

A operação jornalística que comanda o Drive e o portal de notícias Poder360 lançou em abril de 2017 sua divisão própria de pesquisas: o DataPoder360.

As sondagens nacionais são periódicas. O objetivo é estudar temas de interesse político, econômico e social. Tudo com a precisão, seriedade e credibilidade do Poder360.

SAIBA QUAL É A METODOLOGIA

DataPoder360 faz suas pesquisas por meio telefônico a partir de uma base de dados com dezenas de milhões de números fixos e celulares em todas as regiões do país.

A seleção dos números discados é feita de maneira aleatória e automática pelo discador.

O estudo é aplicado por meio de 1 sistema IVR (Interactive Voice Response) no qual os participantes recebem uma ligação com uma gravação e respondem a perguntas por meio do teclado do telefone fixo ou celular.

Só ligações nas quais o entrevistado completa todas as respostas são consideradas. Entrevistas interrompidas ou incompletas são descartadas para não produzirem distorções na base de dados.

Os levantamentos telefônicos permitem alcançar segmentos da população que dificilmente respondem a pesquisas presenciais. É muito mais fácil atingir pessoas em áreas consideradas de risco ou inseguras –como comunidades carentes em grandes cidades– por meio de uma ligação telefônica do que indo até as residências ou tentando abordar esses cidadãos em pontos de fluxo fora dos seus bairros.

“É importante levar em conta que cada empresa usa uma metodologia diferente em suas pesquisas. O que é relevante é adotar 1 método consistente, que leve em conta a demografia do eleitorado brasileiro e que faça as ponderações corretas. É isso o que fazemos no DataPoder360”, explica o cientista político Rodolfo Costa Pinto.

Qual a diferença entre uma pesquisa realizada por telefone e outra na qual o entrevistado é abordado na rua ou é procurado em sua residência?

Estudos de intenção de voto com entrevistas presenciais têm suas características próprias, assim como as pesquisas telefônicas. Por exemplo, algumas pessoas podem se sentir mais à vontade para declarar seu voto olhando nos olhos do entrevistador. Outros se sentirão mais confortáveis fazendo isso ao telefone. Nenhum método é mais certo ou errado do que o outro. O importante é a consistência da metodologia e a possibilidade de repetir os estudos com frequência, pois a curva dos percentuais de cada candidato é que revela uma possível tendência, e não apenas 1 levantamento isolado e feito a cada 3 ou 4 meses”, explica Costa Pinto.

Para ler mais sobre as características metodológicas das pesquisas telefônicas, leia este texto detalhado.

O resultado final das pesquisas DataPoder360 é ponderado pelas variáveis de sexo, idade, grau de instrução e região de origem do entrevistado ou entrevistada. A ponderação é 1 procedimento estatístico que visa compensar eventuais desproporcionalidades entre a amostra e a população pesquisada. O objetivo é que a amostra reflita da maneira mais fiel possível o universo que se pretende retratar no estudo.

DataPoder360 trabalha com uma margem de erro preferencialmente inferior a 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Esse percentual pode variar em cada levantamento e os leitores são sempre informados detalhadamente sobre qual foi a metodologia utilizada.

Neste ano de 2018, as pesquisas de intenção de voto seguem estritamente todas as determinações legais e as resoluções da Justiça Eleitoral.

Esta rodada do DataPoder360 foi realizada de 25 a 31 de maio de 2018. Foram entrevistadas 10.500 pessoas com 16 anos ou mais em 349 cidades em todas as regiões do país. A margem de erro deste estudo é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos.

O registro desta pesquisa no TSE é BR-09186/2018.
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